domingo, 14 de novembro de 2010

Fata morgana

FATA MORGANA, 1971
Legendado, Werner Herzog


Classificação: Excelente
Formato: AVI(DVD-Rip)
Áudio: alemão
Legendas: português
Duração: 79 min.
Tamanho: 690 MB
Servidor: Megaupload (3 partes)

LINKS

SINOPSE
Estruturada em três partes (criação, paraíso e a era dourada), e rodado no deserto do Sahara (África), este é sem dúvida o documentário menos convencional do diretor alemão Werner Herzog. Sem argumento nem direção determinado, Herzog nos presenteia com uma série de imagens, palavras e músicas que funcionam de maneira conjunta dando um resultado maravilhoso. A sensação hipnótica resultante vem reforçada por uma trilha sonora com temas de Leonard Cohen, Mozart e Third Ear Band.

The internet movie database: IMDB

Paul Cronin - O que é realmente um "fata morgana"?
Herzog - "Fata morgana" significa miragem. A primeira parte do filme é composta por 8 diferentes cenas, que apresentam o pouso de 8 diferentes aviões. Eu tive a sensação de que o público, que assistiu até o sexto ou sétimo pouso, iria ficar até o fim. Esse tipo de abertura ao público é uma espécie de teste. Como ao passar do dia a temperatura fica cada vez mais quente e o ar se torna cada vez mais seco, então as 49 imagens obtidas ficam mais e mais turvas e impalpáveis. Algo visionário estava em jogo - algo parecido com os sonhos febris - que permanecem conosco durante todo o filme. Este foi o motif (motivo, fio condutor) do Fata Morgana: captar coisas que não são reais, que realmente não existem. 
No deserto você realmente pode filmar miragens. Claro, você não pode filmar alucinações as quais aparecem apenas dentro de sua própria cabeça, mas miragens são coisas completamente diferentes. Uma miragem é o reflexo de um objeto que realmente existe e que você pode ver, mesmo que você não possa tocá-la. É um efeito semelhante a quando você tira uma foto de si mesmo no espelho do banheiro. Você não está lá no reflexo, mas você ainda pode se fotografar. 

Retirado e traduzido do livro Herzog on Herzog
















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila