domingo, 6 de fevereiro de 2011

INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA - 1970


“Qualquer impressão feita sobre nós, ela é uma agente da lei, portanto pertence à lei e é imune ao julgamento humano”. - Kafka

Um homem degola sua amante com uma lâmina de barbear. Em seguida, espalha pelo cenário do crime diversas evidências apontando sua autoria: coloca um fio de sua gravata na unha da vítima, suja a sola de seu sapato no sangue dela e deixa impressões digitais num copo e no telefone. Este homem é o respeitado e eficiente chefe do Setor de Homicídios, que acabou de ser promovido ao Departamento de Informações Políticas. Qual o significado dessa autoridade querer se incriminar? Ele quer provar para si mesmo (devido ao poder conferido por seu cargo) que é intocável, ou melhor, "acima de qualquer suspeita". Ao mesmo tempo, ele tenta incriminar o outro amante da vítima, um universitário anarquista.
Para ele, crime e subversão são indistinguíveis; o preso comum e o preso político se assemelham e se apartam, segundo as conveniências do Estado e da polícia. Com sua conduta de assassino esperando pela denúncia, este fascista pretende fortalecer as hierarquias repressivas. Entretanto, não contava com o anarquista individualista, o único que sabia do crime e que podia livremente denunciá-lo. O jovem estudante, preso nos porões da democracia italiana, mesmo sob a ameaça da tortura e delatado por um companheiro supliciado, dá-lhe as costas informando que não o denunciará. Ao chefe de polícia resta confessar aos pares e às demais autoridades do Estado. Sem a denúncia do exterior que aciona o tribunal penal, ele precisa apelar à confissão aos superiores. Mas esta é a zona restrita das medidas administrativas e que não abalam a eficácia da instituição.

O cidadão, a investigação, a tortura, o tribunal, ... permanecem acima de qualquer suspeita!

Drama político ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1971, e do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes, também indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Escrito e dirigido por Elio Petri, um dos mais importantes realizadores do cinema italiano nos anos 70.

POSTAGEM ORIGINAL POR STIRNER
portanto todos os créditos para este fabuloso uploader !!



Elio Petri critica duramente o corporativismo dos meios policiais e judiciários. É um filme pouco lembrado pelos cinéfilos. Uma pena, pois se trata de um dos maiores clássicos do cinema político europeu, obra prima do cineasta e militante de esquerda Elio Petri. - Filipe Isidro

A memória que tinha da obra-prima de Elio Petri era a melhor possível. Mas alguns detalhes ficaram perdidos por aí. O encerramento, por exemplo. O filme acaba com uma frase de Franz Kafka, falando sobre o poder e sua relação íntima com a lei.
"Investigação..." é uma releitura 180° de "O Processo". O livro de Kafka trata de um homem inocente que, em um belo dia, acorda com muitas contas a acertar com a polícia. "Investigação..." trata de um homem culpado (Gian Maria Volontè - soberbo) que, em um belo dia, tenta acertar suas contas com a polícia, mas não consegue. Como um homem da lei, da consciência pública e do poder, está acima de qualquer suspeita. Fantástico! - boulevarddescapucines.blogspot


INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA - 1970

Título Original: Indagine Su Un Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto
Título em inglês: Investigation of a Citizen Above Suspicion
Direção: Elio Petri
Roteiro: Elio Petri, Ugo Pirro
Gênero: Policial/ Drama/ Político
Origem: Itália
Ano: 1970
Música: Ennio Morricone
Fotografia: Luigi Kuveiller
http://www.imdb.com/title/tt0065889/ - 8.0/10


Elenco:

Gian Maria Volontè
Florinda Bolkan
Gianni Santuccio
Orazio Orlando
Sergio Tramonti
Arturo Dominici
Aldo Rendine
Massimo Foschi
Aleka Paizi
Vittorio Duse
Pino Patti
Salvo Randone
Giuseppe Licastro
Filippo De Gara
Fulvio Grimald


Informações do Arquivo:

Formato: AVI
Qualidade: DVDRip
Áudio: Italiano
Legendas: Português/BR (embutidas)
Duração: 112 min
Cor
Tamanho: 799 MB

DOWNLOAD:

OPÇÃO 1: links rapidshare em 5 partes

http://rapidshare.com/files/367330657/ISUCADQS.part1.rar
http://rapidshare.com/files/367357513/ISUCADQS.part2.rar
http://rapidshare.com/files/367382259/ISUCADQS.part3.rar
http://rapidshare.com/files/367405179/ISUCADQS.part4.rar
http://rapidshare.com/files/367424312/ISUCADQS.part5.rar

SENHA PARA DESCOMPACTAR: http://farra.clickforuns.net/

OPÇÃO 2: links megaupload em 2 partes

http://www.megaupload.com/?d=MQZ8KBJA
http://www.megaupload.com/?d=ZLCKT3XS

*** NÃO TEM SENHA ***


3 comentários:

  1. A senha não está incorreta.

    ResponderExcluir
  2. Para descompactar basta eliminar a última barra.
    http://farra.clickforuns.net

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila