quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ALÉM DAS MONTANHAS - 2012

Dupa Dealuri, 2012
Cristian Mungiu

 
 Formato: AVI
Aúdio: Romeno
Legenda: Português
Duração: 146 minutos
Tamanho: 739 Mb
Servidor: Zippyshare

SINOPSE
Alina (Cristina Flutur) retorna da Alemanha para reencontrar Voichita (Cosmina Stratan), que conheceu no orfanato onde ambas foram criadas. Está disposta a levar a sua amiga com ela, mas a garota agora mora num monastério e está encantada por Deus. A situação desespera Alina, que passa a ser vista como tomada pelo demônio pelas outras moradoras e pelo padre do local.
Fonte: Cineplayers


ANÁLISE


ALÉM DAS MONTANHAS, Deus é grande e é tudo. Suas regras são severas, seguidas rigorosamente no Convento da Colina. Seu profeta é o padre barbudo, uma divindade sobre o qual paira o certo e o errado. Aqui, desejos e crenças são pecaminosos, a austeridade é regra de conduta e a única salvação é a Oração de São Basílio.

E sobre esse quadro divino, Cristian Mungiu constrói seu filme como uma intensa meditação sobre o bem e o mal. Onde cada minuto dos 150 de projeção é necessário para conduzir esse filme-procissão. Onde a crítica da ideologia religiosa, em sua cegueira e ignorância extrema, é óbvia. Onde a fotografia é luz e terra.
Mungiu, no entanto, não julga. Seu olhar suspende a imagem e o tempo para reflexão. Em longos planos, mostra a força e o dano causado pela crença e o amor. A poesia – sempre – é o ponto de encontro, quando as protagonistas – amigas, órfãs, freiras – cantam uma canção de ninar que rompe o silêncio imposto. Todo o resto é o murmúrio das orações matinais, o ruído da cozinha, a natureza. Quanto ao movimentos das carmelitas, vestidas de preto, pinturas divinas em uma paisagem selvagem de neve, se encena com a imposição de um rosário.

Então surge a loucura, a histeria dos sinos, do santuário profanado, enfim da possessão. O hospital não pode curar tal infelicidade, nem a amiga, nem o amor. Que seja a igreja – e somente a Igreja – para resolver esse infortúnio. Que faça o exorcismo, que se imponham mil prostrações “para fazer o bem”. E nesse desejo sincero, se renuncia tudo: Os desejos, os bens, as posses…

E assim se filma as facetas luminosas e sombrias da alma humana em uma historia de grande espiritualidade que não se limita a Deus, mas vai além: “Além das Colinas”, como o título anuncia. Além da crença, da moral, do escrúpulo, em um universo perverso e maquiavélico, enganosamente inocente, onde se esconde covardia atrás do dogma. O resultado não é isento de criticas (o discurso é um pouco limitado e repetitivo), mas é muitas vezes assustador em sua descrição de um mundo quase extinto, arcaico, e plenamente provável.






4 comentários:

  1. A parte 3 não está funcionando :(

    ResponderExcluir
  2. Link corrigido. Grato pelo aviso.

    E ainda estou sem entende o porquê do Zippyshare ter deletado os links.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila