domingo, 7 de agosto de 2016

CONTOS DA ERA DOURADA - 2009

Amintiri din epoca de aur, 2009
Legendado, Cristian Mungiu
Clique na imagem para ver o trailer

Formato: AVI
Áudio: romeno
Legendas: português
Duração: 2h 35 min.
Tamanho: 1,95 GB
Servidor: Uplea (Parte única) 

LINK
Parte única

SINOPSE
Em cinco episódios são recriados alguns dos mitos urbanos mais populares da Romênia durante os últimos 15 anos do regime ditatorial de Ceausescu. Muitas vezes cômicas e surpreendentes, tais histórias eram uma forma bem-humorada de lidar com tempos difíceis, que ironicamente a propaganda oficial batizou de Época de Ouro. Repleto de regras absurdas, como a de que o presidente era proibido de tirar o chapéu na presença de representantes de nações ocidentais, o partido comunista tornou a vida no país, em muitos aspectos, um grande palco surrealista.

Fonte: cinema10
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 7.8


ANÁLISE

Nesta curiosa comédia romena, há aspectos com os quais o espectador brasileiro pode identificar-se de imediato. O principal deles: a criatividade com que pessoas comuns desenvolvem esquemas para contornar os absurdos do cotidiano, no caso do filme, na época do regime de Nicolae Ceausescu (1918-1989). Na prática, "Contos da Era Dourada" é um estudo bem-humorado sobre o "jeitinho" romeno.
Uma fina ironia percorre os seis episódios desta versão que chega aos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro. No Festival de Cannes, em maio último, foram projetados apenas cinco segmentos, cuja ordem de exibição também variou ao longo das sessões, o que não acontecerá no Brasil.
Cada uma das seis histórias baseia-se em chamadas "lendas urbanas" do período que o governo comunista romeno definia como "a era do ouro". Eram os anos 1980 quando os cidadãos daquele país se debatiam com problemas críticos, como desabastecimento, limitações econômicas, falta de perspectivas, conflitos com a burocracia e o temor da repressão policial sempre à espreita.
Todos esses temas, com potencial para um enfoque mais dramático, são filtrados pelo humor e por uma indisfarçável compaixão pelos personagens, sejam eles camponeses, trabalhadores urbanos ou até membros do todo-poderoso Partido Comunista. É esse o fio condutor dos roteiros, assinados pelo premiado Cristian Mungiu (o vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2007, pelo drama "4 meses, 3 semanas e 2 dias"), que integra também o grupo de cinco diretores deste trabalho coletivo - ao lado de outros quatro novos cineastas, Hanno Höfer, Constantin Popescu, Ioana Uricaru e Razvan Marculescu.
Mais longo dos episódios (36 min), "A lenda dos vendedores de ar", acompanha um golpe montado pelo malandro Burghi (Radu Iacoban) e aperfeiçoado por sua nova amiga, a estudante Crina (Diana Cavalliotti). Dizendo-se representantes de um ministério, eles convencem moradores de prédios de que estão analisando amostras de ar, contaminadas por uma onipresente poluição, independentemente da região da cidade a que se dirijam - detalhe que sinaliza as precárias condições ambientais do país.
O objetivo da dupla é, afinal, prosaico: obter dinheiro com a venda das garrafas que conseguem dos moradores, contendo as supostas "amostras" de ar contaminado. O episódio é o retrato de um tempo ufanista e de uma moralidade hipócrita - embora não se pretenda fazer aqui um julgamento muito duro dos dois malandros, que arriscam a prisão todos os dias.
Estrelado por Vlad Ivanov (o aborteiro de "4 meses, 3 semanas e 2 dias"), o episódio "A lenda do chofer das galinhas" explora os dilemas do desabastecimento e do ativo mercado negro de alimentos num país dominado pelo planejamento estatal e o racionamento de gêneros alimentícios.
Análise retirada do site cinema.uol
Screenshots

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila