Fonte: themoviedb
quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
LEVANDO A VIDA - 2001
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
SEM RASTROS - 2018
Debra Granik é conhecida por seus dramas contidos e intimistas. Em 2010, foi responsável pela direção do elogiado Inverno da Alma, que ajudou a alavancar a carreira da atriz Jennifer Lawrence. Após a direção de dois documentários, a diretora retorna à ficção, com um filme sensível e maduro.
Percebe-se, desde já, grande semelhança com o longa Capitão Fantástico. Ressalta-se, contudo, que essa similaridade se limita à sinopse. Isto porque Sem Rastros conta com uma abordagem muito mais crua e realista, focando ao máximo a sua atenção na dinâmica pai-filha da história, ao mesmo tempo em que aborda, de maneira mais superficial, a temática de pessoas à parte do sistema sem, entretanto, antagoniza-lo. Assim, é cristalina a retratação simpática dos funcionários governamentais uma vez que não se trata de uma disputa, mas sim da inevitável colisão entre dois estilos de vida distintos.
Nesse sentido, tem-se uma obra imersiva, que se aproveita de seus belos cenários exteriores para atrair o espectador. Ademais, em uma busca constante por realismo, há pouco diálogo até mesmo entre os protagonistas, o que torna a experiência menos expositiva e mais vívida. Tal escolha é calculada, e Debra Granik confia em sua audiência para fazer as conexões necessárias. Desse modo, por mais que não se trate de um filme complexo, demanda atenção para ser completamente compreendido.
Fonte: cinematologia
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
O PÂNTANO - 2001
Mecha tem 50 anos, um marido que pinta o cabelo e quatro filhos. Nada que dois ou três copos não possam curar. A família passa o Verão no campo, em La Mandrágora, numa casa com uma piscina decrépita, imunda, mas que mesmo assim é um alívio. Tali, prima de Mecha, também tem um marido e quatro filhos. Vive em La Ciénaga numa casa sem piscina. Um acidente vai reunir as duas famílias durante o tempo de um Verão, o tempo de uma estação no Inferno.
domingo, 27 de dezembro de 2020
O CHEIRO DO PAPAIA VERDE - 1993
A história apresenta a garota Mui como protagonista. Acompanhamos dois ciclos temporais de Mui. O primeiro mostra sua vida, aos 10 anos de idade, como criada de uma abastada família de negociantes. O segundo, aos 20 anos de idade, acompanha uma brusca mudança em sua vida ao ser enviada para trabalhar na morada de um jovem pianista vietnamita e descobrir o seu primeiro amor.
sábado, 26 de dezembro de 2020
ESTRADA PARA LUGAR NENHUM - 1997
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
FLORESTA DOS LAMENTOS - 2007
É um filme que narra o mínimo não por fetiche do gesto banal, mas pela atenção ao afeto febril. É antes de tudo um ritual de inflação e deflação que nos convida para uma dança murmurosa no meio da mata – dançar com fantasmas é dançar com um filme. É um ritual de nascimento, grito, histeria, choro, dor, explosão, água vindo rápida e pesada! É a câmera que flutua, que flutua o tempo todo (não está na mão, está no vento). É um olhar que vai nos liberando do estado descritivo e vai nos deixando pairar por entre as coisas. Deixando o olhar vagar, feito vento, brisa, transpiração...
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
TEMPO DE DECISÃO - 1995
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
MABOROSHI: A LUZ DA ILUSÃO - 1995
O casal tem um filho, Yuichi. Sem nenhuma explicação, um dia Ikuo se suicida, atirando-se na frente de um trem. Sua única herança é a chave da corrente de sua bicicleta. Pela segunda vez, Yumiko enfrenta a morte trágica de um ente querido e a sensação de que é ela quem provoca a destruição de quem ama. Cinco anos depois, a Yumiko conhece Tamio, um pescador que foi abandonado pela mulher e tem uma filha pequena, Tomoko. Os dois se casam e começa um período de tranquilidade para Yumiko. Ela só é assaltada pela lembranças do marido morto ao voltar à sua aldeia natal para o casamento da irmã. Mas quando Tamio vai para o mar e se arma uma tempestade, todos os piores pesadelos de Yumiko se materializam. Novamente, ela sente que a morte é sua sombra.