sábado, 30 de janeiro de 2021
UMA NOITE SOBRE A TERRA - 1991
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
WESTERN - 2017
Longe de seu habitat natural (casas e famílias), o convívio e as diferenças se sobrepõe às convenções sociais, a questão da liderança, os comportamentos infantis para agradar o restante do grupo, a virilidade, tornam-se questões centrais. Utilizando apenas não-atores, Grisebach lida com a aspereza (paisagem, corpos, rostos e feições), e encontra no confronto entre o ex-legendário Meinhard (Meinhard Neumann), que se aproxima muito da comunidade búlgara, e seu chefe, o alicerce para desenvolver seu traço autoral (que esteticamente lembra o cinema de Alain Giraudie), e também espelhar a rivalidade na própria estranheza com que locais e estrangeiros convivem. Dessa forma, Grisebach repete no macro e no micro relacionamento, as mesmas questões conturbadas, as mesmas dificuldades de relacionamento, os mesmos anseios por liderança, poder, e sexo.
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
EU NÃO QUERO DORMIR SOZINHO - 2006
À medida que Hsiao-kang lentamente se recupera, ele encontra a si mesmo e fica dividido entre Rawang e Chyi. No processo, Chyi recupera sua feminilidade. Enquanto isso, um pesado nevoeiro cai sobre a cidade, deixando-a tão úmida quanto o suor daquela população de múltiplas etnias, que vive ali em busca de trabalho. Aqueles homens e mulheres e o velho colchão perdem-se no nevoeiro, mas irão se reencontrar.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
BE MY STAR - 2001
domingo, 24 de janeiro de 2021
AMORES IMAGINÁRIOS - 2010
sábado, 23 de janeiro de 2021
TEMPTING HEART - 1999
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
OS ENCONTROS DE ANNA - 1978
Com planos fixos, longos, lentos, quase fotográficos, capazes de parar o tempo ou de dilatá-lo, Akerman geralmente coloca sua protagonista no centro da tela em uma simetria incômoda. O preciosismo da altura da câmera também reflete uma escolha estética: posicionada sempre na altura do olhar de Akerman, a diretora opta por manter uma posição “neutra” e refuta o uso dos famosos plongée e contra-plongée (de cima para baixou ou o contrário, respectivamente). Por vezes, desenquadra personagens mais altos, por conta do rigoroso posicionamento de câmera.
Fonte: Maisquecinema
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
SÍNDROMES E UM SÉCULO - 2006
A memória é uma peça central de Mal dos Trópicos, filme do tailandês Apichatpong Weerasethakul que levou o prêmio da crítica no Festival de Cannes e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2004. Central porque norteia as ações na primeira metade do filme - memória mecânica, individual, expressa nas fotografias - e também na segunda metade, quando a memória coletiva, transcendental, une o homem aos mitos da natureza.
Síndromes e um Século (Sang Sattawat, 2006), o novo e igualmente desconcertante trabalho do diretor, também parte de uma memória. No caso, o passado do próprio Weerasethakul. Os seus pais eram médicos em um hospital da província de Khon Kaen, e ele passou boa parte da infância cercado pelo mundo das doenças e dos tratamentos. Hoje com 36 anos, o tailândes resgata essas lembranças da maneira que melhor sabe: contemplando.
O filme se divide em dois, como Mal dos Trópicos. A primeira metade mostra um modesto hospital incrustado no meio da selva. A segunda retrata ambiente semelhante, mas numa cidade cosmopolita. Há personagens e situações que se repetem na parte um e na dois, com ligeiras mudanças nos diálogos, nas reações. Em ambos os momentos, há um denominador comum: a realidade tailandesa que concilia o budismo com a medicina tradicional.
Fonte: Omelete
domingo, 17 de janeiro de 2021
O AGENTE DA ESTAÇÃO - 2003
Fonte: themoviedb