quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
MID90S - 2018
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
NA ÁGUA - 2023
Screenshots
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
O VALE DAS ABELHAS - 1968
Expulso por seu pai, o jovem Ondrej entra para a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, onde é criado pelo rigoroso monge Armin. Após anos de dificuldades, Ondrej foge da Ordem quando é punido injustamente e parte para sua antiga casa. Quando descobre que seu pai está morto, Ondrej não apenas assume o controle das propriedades do pai, mas também procura se casar com sua ex-madrasta.
Screenshots
domingo, 3 de dezembro de 2023
FABIAN: O MUNDO ESTÁ ACABANDO - 2021
A Berlim de Fabian – O Mundo Está Acabando
é marcada pelo desemprego, pela promiscuidade da vida noturna, pelo
embate político acirrado e pela reivindicação crescente de valores
morais mais rígidos. O personagem titular, Jakob Fabian (Tom Schilling),
é um ex-combatente da primeira guerra e redator publicitário que passa
as noites ao lado de seu amigo intelectual Stephan Labude (Albrecht
Schuch) vagando por bordéis. Em uma dessas ocasiões, conhece e se
apaixona por uma aspirante a atriz, Cornelia Battenberg (Saskia
Rosendahl). Fabian é um personagem emblemático dentro de sua época pelas
suas convicções morais, mas também pela sua falta de propósito. Apesar
de seus princípios, ele não vai atrás de uma causa ideológica definida.
Com apego ao efêmero, ao presente que se furta constantemente, ele
descreve a vida como uma viagem de trem com um destino incerto. As
contradições do período e da figura trágica do protagonista se tornam
ainda mais evidentes com o fantasma da primeira guerra que ainda era
sentido na sociedade alemã e com o horror nazista que se anunciava.
Fonte: planoaberto
Screenshots
sábado, 2 de dezembro de 2023
AS OITO MONTANHAS - 2022
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
O SAMURAI - 1967
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
COM AMOR E FÚRIA - 2022
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
MINHA DOCE TERRA AMARGA - 2013
Screenshots
domingo, 26 de novembro de 2023
ANATOMIA DE UMA QUEDA - 2023
O grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes traz um crime misterioso. Em Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une Chute), o escritor Samuel é encontrado morto em frente à sua casa, após cair do andar mais alto. No entanto, as investigações apresentam falhas nas principais teses: a de queda acidental, de suicídio, de um assassinato pela esposa Sandra, de um invasor em casa… Como solucionar o mistério?
Neste filme, a diretora Justine Triet dribla habilmente os clichês de Hollywood e conta com uma atuação magistral de Sandra Hüller no papel principal para despertar uma série de hipóteses ambíguas ao espectador.Screenshots
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
ATIREM NO PIANISTA - 1960
Screenshots
sábado, 18 de novembro de 2023
SEM DEIXAR RASTROS - 2021
A ficção oferece aparatos que permitem abrandar o insuportável na realidade. Por vezes, oferecem alternativas para acalentar sua dureza concreta, fabular realidades outras onde a projeção de um lugar melhor torna-se possibilidade. No entanto, em “Sem Deixar Rastros”, o diretor polonês Jan P. Matuszyński mantém-se fiel na retratação da morbidez corrupta de uma Polônia que não mede esforços para cobrir as impurezas dentro das instâncias estatais. Dentro dos 160 minutos de duração, a obra suscita uma imagem ampla, por vezes distante, mas capaz de encapsular uma repressão que suscita dores longevas, e para além da física.
O filme não se
demora na apresentação do evento, a morte de Grzegorz Przemyk (Mateusz
Górski) — fio condutor que enlaça pessoas que mais tarde serão
espremidas à exaustão pelo Estado. Não há espetáculo: é breve, abrupto,
curto, mas deixa marcas. A morte repentina do jovem estudante Grzegorz
representa a fragilidade da vida de qualquer um naquele momento. O
reconhecimento disso é expresso nas ruas, onde cerca de mais de 15 mil
pessoas acompanham a procissão de seu corpo até a igreja. A brutalidade
com que fora morto manda a mensagem de que o mesmo pode acontecer com
quem pensa como ele: a oposição. O corpo de um adolescente — ou de quem
quer que seja — não é páreo para a força física e política do Estado.
Screenshots