Hors Satan, 2011
Bruno Dumont
Aúdio: Francês
Legenda: Português
Duração: 109 minutos
Tamanho: 910 Mb
Servidor: Zippyshare
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SINOPSE
Nas proximidades do Canal da Mancha francês, na costa de Opale, perto de
 uma aldeia com suas dunas e pântanos, vive um estranho homem que caça, 
reza e acende fogueiras. Uma moça que mora numa propriedade local toma 
conta dele e lhe dá de comer. Eles passam o tempo juntos no grande campo
 vasto de dunas e bosques, a se recolher misteriosamente à beira das lagoas, lá onde ronda o Demônio.
Fonte: Mostra de São Paulo
ANÁLISE
Luz 
                e sombras.
por Felipe Furtado 
Com algumas poucas exceções, 
                Fora de Satã se passa todo em locações 
                externas, com planos centrados no mesmo espaço descampado, 
                entre areia e a vegetação. É um espaço 
                fora do tempo, ao lado de uma vila que sugere somente as margens 
                de uma civilização representada exclusivamente pela 
                autoridade de um par de policiais. Um espaço em constante 
                conflito na sua geografia cuidadosamente selecionada e suas alternações 
                entre o verde, os caminhos de areia que apontam a passagem do 
                homem por ali e as poucas ocasionais construções. 
                É o cenário perfeito para o último drama 
                de Bruno Dumont. Pois Fora de Satã é um 
                filme de horror teológico, drama sobre o duelo entre luz 
                e trevas cuidadosamente trabalhando plano a plano por Dumont. 
                É um embate que se dá na imagem, a cada cuidadoso 
                recorte de luz e cada sutil movimento desempenhado por seus atores.  
Fora 
                de Satã existe mesmo num limite entre o drama de idéias 
                que tanto agrada a Dumont e um filme de horror muito peculiar. 
                A grande influencia de Georges Bernanos é visível 
                para alcançar esta combinação, e nisto é 
                notável, quando pensamos a obra de Dumont como um todo, 
                apontar que o filme flerta mais abertamente com a versão 
                de Maurice Pialat para Sob o Sol de Satã do que 
                com as adaptações que Robert Bresson fizera do escritor 
                francês. O filme todo se resolve na superfície do 
                plano. É Bruno Dumont retomando um pouco do que faz melhor, 
                inclusive num filme que se assemelha muito mais a A Vida de 
                Jesus e A Humanidade do que a seus trabalhos mais 
                recentes. Dumont não é um materialista tão 
                radical quanto Pialat, mas Fora de Satã também 
                procura se ancorar num mundo concreto. Não à toa, 
                os milagres, exorcismos e outros eventos sobrenaturais da narrativa 
                são essencialmente físicos, desempenhados pelos 
                atores de forma muito similar a das cenas de explosão de 
                violência. Fora de Satã conta inclusive 
                com uma versão muito própria da caminhada com o 
                demônio de Sob o Sol de Satã - que, reimaginada 
                por um viés que só seria possível num filme 
                de Bruno Dumont, se conclui com algo que pode ser descrito como 
                um dos mais improváveis exorcismos de todo o cinema. 
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obrigada! ;)
ResponderExcluirAntes de mais, obrigado pela vossa existência,pois sem vocês nunca poderia estar a par do bom que se fez(e se faz) em nome da 7ªarte."Hors Satan" e mais um bom exemplo do que de bom se faz na Europa,Asia e America do sul.O olhar de Dumont lembra-me filmes de "Lars V.Trier e Gus V.Sant". Parabens CC pelo empenho e dedicação.
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