Hors Satan, 2011
Bruno Dumont
Aúdio: Francês
Legenda: Português
Duração: 109 minutos
Tamanho: 910 Mb
Servidor: Zippyshare
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Parte 4
Parte 5
SINOPSE
Nas proximidades do Canal da Mancha francês, na costa de Opale, perto de
uma aldeia com suas dunas e pântanos, vive um estranho homem que caça,
reza e acende fogueiras. Uma moça que mora numa propriedade local toma
conta dele e lhe dá de comer. Eles passam o tempo juntos no grande campo
vasto de dunas e bosques, a se recolher misteriosamente à beira das lagoas, lá onde ronda o Demônio.
Fonte: Mostra de São Paulo
ANÁLISE
Luz
e sombras.
por Felipe Furtado
Com algumas poucas exceções,
Fora de Satã se passa todo em locações
externas, com planos centrados no mesmo espaço descampado,
entre areia e a vegetação. É um espaço
fora do tempo, ao lado de uma vila que sugere somente as margens
de uma civilização representada exclusivamente pela
autoridade de um par de policiais. Um espaço em constante
conflito na sua geografia cuidadosamente selecionada e suas alternações
entre o verde, os caminhos de areia que apontam a passagem do
homem por ali e as poucas ocasionais construções.
É o cenário perfeito para o último drama
de Bruno Dumont. Pois Fora de Satã é um
filme de horror teológico, drama sobre o duelo entre luz
e trevas cuidadosamente trabalhando plano a plano por Dumont.
É um embate que se dá na imagem, a cada cuidadoso
recorte de luz e cada sutil movimento desempenhado por seus atores.
Fora
de Satã existe mesmo num limite entre o drama de idéias
que tanto agrada a Dumont e um filme de horror muito peculiar.
A grande influencia de Georges Bernanos é visível
para alcançar esta combinação, e nisto é
notável, quando pensamos a obra de Dumont como um todo,
apontar que o filme flerta mais abertamente com a versão
de Maurice Pialat para Sob o Sol de Satã do que
com as adaptações que Robert Bresson fizera do escritor
francês. O filme todo se resolve na superfície do
plano. É Bruno Dumont retomando um pouco do que faz melhor,
inclusive num filme que se assemelha muito mais a A Vida de
Jesus e A Humanidade do que a seus trabalhos mais
recentes. Dumont não é um materialista tão
radical quanto Pialat, mas Fora de Satã também
procura se ancorar num mundo concreto. Não à toa,
os milagres, exorcismos e outros eventos sobrenaturais da narrativa
são essencialmente físicos, desempenhados pelos
atores de forma muito similar a das cenas de explosão de
violência. Fora de Satã conta inclusive
com uma versão muito própria da caminhada com o
demônio de Sob o Sol de Satã - que, reimaginada
por um viés que só seria possível num filme
de Bruno Dumont, se conclui com algo que pode ser descrito como
um dos mais improváveis exorcismos de todo o cinema.
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obrigada! ;)
ResponderExcluirAntes de mais, obrigado pela vossa existência,pois sem vocês nunca poderia estar a par do bom que se fez(e se faz) em nome da 7ªarte."Hors Satan" e mais um bom exemplo do que de bom se faz na Europa,Asia e America do sul.O olhar de Dumont lembra-me filmes de "Lars V.Trier e Gus V.Sant". Parabens CC pelo empenho e dedicação.
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