The Outlaw Josey Waley, 1976
Clint Eastwood
Formato: AVI
Aúdio: Inglês
Legenda: Português
Duração: 130 min.
Tamanho: 699 MB
Servidor: Mega
SINOPSE
Logo após o término da Guerra Civil americana, Josey Wales (Clint Eastwood), um pacato fazendeiro, se transforma num cruel justiceiro dos Confederados para vingar o massacre de sua família por um grupo de criminosos aliados ao exército da União.
Fonte: Cineplayers
ANÁLISE
Citado como primeiro grande filme de Clint Eastwood, faroeste usa estilo contido do diretor para contar uma história de vingança
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Citado como primeiro grande filme de Clint Eastwood, faroeste usa estilo contido do diretor para contar uma história de vingança
por Rodrigo Carneiro
“Josey Wales, o Fora-da-Lei” (The Outlaw Josey Wales, EUA, 1976) foi o filme que consolidou o nome de Clint Eastwood como cineasta de talento, e principal diretor a honrar, nos anos 1970 e depois, a tradição dos grandes faroestes épicos nos Estados Unidos. Apesar de ter feito anteriormente um ótimo exemplar do gênero (o sobrenatural “O Estranho Sem Nome”, de 1973), Eastwood ainda carregava a pecha de ser um astro do estilo, mas não um cineasta. Aqui, ele oferece um bom exemplo do estilo seco e econômico de direção que desenvolveria, em uma história que se apresenta como variação de um dos temas mais tradicionais dos westerns: o da vingança familiar.
O filme abre com um pequeno prólogo que sintetiza a direção contida adotada por Eastwood. A guerra civil nos EUA está no fim, e somos apresentados a Josey Wales (o próprio diretor), um pacato agricultor, vivendo uma vida idílica com esposa e filho pequeno. A chegada de um bando de soldados selvagens destrói a harmonia do lugar; eles queimam a casa e matam a família, deixando o homem sozinho. Wales não perde tempo: empunha uma pistola e começa a aprender a atirar com as duas mãos. Ele se junta a um bando de renegados e em pouco tempo se torna um lendário pistoleiro de velocidade incomparável (“um relâmpago”), levando uma vida nômade e solitária que acaba virando uma fuga sem rumo, já que tem a cabeça posta a prêmio.
A apresentação do personagem é feita de modo simples e rústico, e a única concessão de Eastwood a um estilo mais enfeitado é a utilização de closes fechados em rostos, artifício certamente aprendido nos filmes que fez com Sergio Leone. Em poucos minutos, construindo a história com traços firmes e amplos, Eastwood nos diz tudo o que há para dizer sobre Josey Wales. É um homem íntegro, melancólico e de poucas palavras. No fundo, enterrado atrás da cicatriz que lhe corta o rosto e simboliza a dor interior, existe um sujeito pacífico e tranqüilo, impedido pelas circunstâncias de usufruir desta característica.
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Grande western, assim como todos de Eastwood.
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