Adaptado do livro Simulacron-3, de Daniel F. Galouye, O Mundo Por Um Fio (Welt am Draht, 1973) é, talvez, a obra mais ampla do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. Produzido originalmente para a televisão alemã e dividido em duas partes, o filme não é dos exemplares mais famosos no campo da ficção científica, mas ainda assim é um dos tratados mais complexos e intrigantes do gênero. Fora de circuito por 37 anos, o filme foi relançado em 2010, sendo exibido em abril daquele ano no MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York), após ter sido restaurada pela Fundação Fassbinder.
O roteiro, escrito por Fassbinder em parceria com Fritz Müller-Scherz, é cheio de nuances e, também por sua longa trama – o filme no total tem 212 minutos –, acaba por se dividir em várias partes, tornando assim difícil de explicar detalhes da trama sem cair nos famigerados spoilers. O que acaba sendo importante de primeira mão é apenas explicar os primeiros movimentos da história: O cientista Vollmer (Adrian Hoven) morre em circunstâncias misteriosas e seu assistente, Fred Stiller (Klaus Löwitsch) passa a ser o principal responsável pelo experimento conhecido como Simulacron, um experimento cibernético que recria a nossa realidade. Baseado nas decisões tomadas pelo ser humano, o Simulacron projeta o nosso ambiente vinte anos à frente, revelando assim o que será necessário para a humanidade e o que será obsoleto.
Fonte: identidadecinefila
7.8 de 10 | 98% - - | 3h 32min | Trailer |
Screenshots
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.
Att.,
Convergência Cinéfila