Dekalog, szesc, 1990
Legendado, Krzysztof Kieslowski

Formato: avi
Áudio: polonês
Legendas: português
Duração: 58min. 
Tamanho: 671 Mb
Servidor: Uptobox (Parte única)
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SINOPSE
Assim como o longa Não Matarás, Não Amarás (1988) surgiu como uma “segunda visão” para um dos capítulos da série Decálogo, de Krzysztof Kieslowski. O episódio-base para o filme foi o Decálogo 6: Não Cometerás Adultério (1990), e a história central de ambas as fitas mostra a relação entre um jovem voyeur,
 Tomek, e sua vizinha Magda, a quem ele observa todos os dias e cujo 
destino se ligará ao do rapaz de uma maneira bastante triste.
A forma como os longas se diferenciam
 do episódio no qual foram baseados e as resoluções do diretor para os 
dois produtos servem como complemento entre si, muito embora isso seja 
melhor visto na relação entre Não Matarás e o Decálogo 5. Em Não Amarás,
 a realidade é bem mais parecida com a do episódio. As modificações 
fotográficas são poucas, o tom é mais sombrio e o desfecho muda 
bastante. No entanto, observamos características fortes que servem de 
identidade para as produções e fazem com que se encaixem, mesmo em suas 
diferenças, dentro de um mesmo cenário de isolamento, tristeza e desejo 
reprimido.
O mandamento bíblico ganha aqui 
nuances da psicanálise e cinefilia onde a realização de um desejo 
impossível é dado indiretamente pelo roubo (Tomek rouba uma luneta para 
observar Magda, rouba suas cartas e, simbolicamente, rouba a privacidade
 e liberdade da mulher) e pela mudança das características do personagem
 slasher que, nas palavras de Slavoj Zizek, no ensaio A Teologia Materialista de Krzysztof Kieslowski, "trata-se de uma espécie de slasher introvertido, em que o homem, em vez de agredir a mulher, volta sua raiva assassina contra si próprio."
Fonte: Planocritico
Assim como o longa Não Matarás, Não Amarás (1988) surgiu como uma “segunda visão” para um dos capítulos da série Decálogo, de Krzysztof Kieslowski. O episódio-base para o filme foi o Decálogo 6: Não Cometerás Adultério (1990), e a história central de ambas as fitas mostra a relação entre um jovem voyeur,
 Tomek, e sua vizinha Magda, a quem ele observa todos os dias e cujo 
destino se ligará ao do rapaz de uma maneira bastante triste.
A forma como os longas se diferenciam
 do episódio no qual foram baseados e as resoluções do diretor para os 
dois produtos servem como complemento entre si, muito embora isso seja 
melhor visto na relação entre Não Matarás e o Decálogo 5. Em Não Amarás,
 a realidade é bem mais parecida com a do episódio. As modificações 
fotográficas são poucas, o tom é mais sombrio e o desfecho muda 
bastante. No entanto, observamos características fortes que servem de 
identidade para as produções e fazem com que se encaixem, mesmo em suas 
diferenças, dentro de um mesmo cenário de isolamento, tristeza e desejo 
reprimido.
O mandamento bíblico ganha aqui 
nuances da psicanálise e cinefilia onde a realização de um desejo 
impossível é dado indiretamente pelo roubo (Tomek rouba uma luneta para 
observar Magda, rouba suas cartas e, simbolicamente, rouba a privacidade
 e liberdade da mulher) e pela mudança das características do personagem
 slasher que, nas palavras de Slavoj Zizek, no ensaio A Teologia Materialista de Krzysztof Kieslowski, "trata-se de uma espécie de slasher introvertido, em que o homem, em vez de agredir a mulher, volta sua raiva assassina contra si próprio."
Fonte: Planocritico
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