Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A METAMORFOSE - 2002

Prevrashchenie, 2002
Legendado, Valeri Fokin

Classificação: Excelente

Formato: AVI
Áudio: russo
Duração: 80 min.
Tamanho: 700 mb
Servidor: Mega (4 partes)

LINKS

SINOPSE
Adaptação da famosa novela de Franz Kafka, na qual Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, acorda um dia metamorfoseado num horrível inseto.

Fonte: Cineplayers
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 6.7



ANÁLISE
Esta adaptação russa do clássico de Franz Kakfa é bastante peculiar pela linguagem adotada. Embora seja um filme, tudo é muito teatral. O diretor, Valeri Fokin, é, originalmente, um diretor de teatro(e renomado na Rússia) e não de cinema. Escalou um elenco que vem especificamente daquele segmento, provavelmente com a intenção de fazer algo mais gestual, fugindo das convenções habituais da linguagem cinematográfica que é o extremamente oposto.
Valeri Fokin
Portanto, quem gostar de algo mais minimalista em termos de gestual, talvez não seja muito agradável ver A metamorfose. O filme tem pouquíssimos diálogos(em russo, claro) e os sentimentos, pensamentos e ações são mostrados, na maioria das vezes, de forma bastante exagerada pelas performances corporais dos atores. Claro que tudo isso é intencional.
Importante ressaltar que o filme não consegue atingir a multiplicidade de sentidos que o texto de Kafka produz. Contudo, as atuações que aqui dão o tom principal da película são muito boas no que se propõem. Ora, A Metamorfose é uma história fantástica, mas no filme não vemos efeitos especiais. Não há uma caracterização para Gregor Samsa, interpretado pelo excelente ator Yevgeni Mironov. Mironov não faz um ser humano que se tornou algo repulsivo(há controvérsias sobre em que animal Samsa teria se transformado. Kafka não explicita. Mas alguns dizem ser uma barata. Outras, um inseto genérico qualquer). Ele o é. Age, fala e se comporta como tal. Em determinado momento esquecemos que o ator está sem nenhuma caracterização ou figurino específico que o defina como a criatura em que se transformou. Porque o figurino se torna a representação em si mesma.
No plano simbólico, a falta de comunicação, um dos temas mais gritantes no livro de Kafka, é muito bem mostrada. Assim como a angústia de Samsa em ser um fardo e uma vergonha para a família, tão bem transmitida pelo ator.
Não é um filme excepcional, mas vale a pena ver pela apreciação de uma linguagem não tão usada no circuito convencional tal como é usada, pelas boas atuações e mesmo porque filme russo não é algo que se vê todos os dias.


Análise retirada do site adornorules




































































































7 comentários:

  1. Pessoa,

    Não existe a mínima possibilidade de converter/disponibilizar o filme via torrent? Facilitaria muito, ou melhor, muitíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa II,

      os filmes no blog só serão disponibilizados em partes, nunca em torrent.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir
    2. Pessoa,

      puts! Que desventura! Decerto há de ter seus bons motivos, mas se houver a possibilidade ínfima de disponibilizá-los em torrente, agradeceria amplamente. De qualquer sorte, obrigado pelo ensejo.

      Forte abraço.

      Excluir
    3. Pessoa II,

      a proposta do blog, ainda que não declarada em termos, é de compartilhar filmes apenas em partes. Em geral, ripamos filmes ou baixamos via torrent, fornecendo-os em partes como forma de facilitar a sua divulgação.

      A criação do torrent é mais lenta e envolve a participação de outros usuários de modo a baixar o filme com certa velocidade. Ademais, envolve problemas de velocidade na conexão de que compartilha. Por fim, o download via torrent exige muito da banda da internet, o que prejudica a vida de usuários com internet não tão boa.

      Diante dessas dificuldades, preferimos disponibilizar os filmes na forma tradicional no sentido de facilitar para todos os usuários. Existe o "inconveniente" de baixar duas, três ou quatro partes, mas é o trade-off a ser pago para tratar igualmente a todos.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir
  2. Apesar de não ter lido o livro, a abordagem de Fokin torna possível a compreensão da ideia central proposta por Kafka.

    Existe uma versão alemã desta mesma novela.

    Muito obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir
  3. Kafka é simplesmente sensacional, considerado um dos maiores autores do século XX. E certamente dentro da sua produção A Metamorfose apresenta grande destaque.
    Poder encontrar uma adaptação com essa qualidade é bom demais! Só tenho a agradecer!!!
    Pelo que me consta também existe uma adaptação do Romance O Castelo, que também é muito boa!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Consegui assitir a part 1 normalmente. Mas não consegui assistir as partes 2, 3 e 4 do filme. Quando faço a descompactação da pasta RAR há um erro que impede a reprodução. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila