Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SOMBRAS - 1959

Shadows, 1959
Legendado, John Cassavetes

Classificação: Bom

Formatos: AVI
Áudio: inglês
Legendas: português
Duração: 81 min.
Tamanho: 800 MB
Servidor: Depositfiles (2 partes)

LINKS


SINOPSE
A primeira obra rodada por Cassavetes conta-nos a história de três irmão de etnias diferentes residentes em Manhattan; o irmão mais velho (Hug Hurd) um cantor de segunda é visivelmente negro, Beni (Ben Carruthers) passa por "mulato" enquanto que Lelia (Lelia Goldoni) é tipicamente branca. Esta obra foi filmada sem a existência de guião, crescendo a partir do improviso dos actores, dando ao filme uma rara sensação de delicadeza e "convivência" emergidas de uma intocável naturalidade e beleza.
As principais explorações deste filme são assuntos como o racismo, a forma blaze de encarar a vida, família e carreiras falhadas; assuntos retratados correntemente, mas neste caso de uma forma moderna cheia de charme, forma esta que consegue fazer frente ao charme de Godard. As linhas de baixo e o resto da banda sonora criam um estranho ambiente de conforto e um filme inteiramente prazeroso.
Possivelmente esta é uma intrepretação minha e possivelmente errada mas eu encontrei bipolaridade em várias personagens, as carregadas nuances nas alterações dos sentimentos das personagens era de tal forma vincada que me conseguiu fazer engolir aquilo como usual.
A contemporaneidade do filme surge ao mesmo tempo que a da Nouvelle Vague, merecendo ser destacada com igual relevo devido à sua fresca e despreocupada visão.
Retratando a geração beat emergente nos anos cinquenta, geração esta que entrou em rejeição com os valores mainstream, Shadows define-se como uma relíquia sintetizada e expressiva desse mesmo movimento/época.
Uma obra de imortal independência que se consegue enaltecer devido à vitalidade que a cor amadora da equipa proporciona ao filme.  

The Internet Movie Database: IMDB - NOTA IMDB: 7.2


ANÁLISE

Nas ruas úmidas e enevoadas de Nova York se vê, como em qualquer outra grande metrópole, pessoas das mais variadas raças, ideologias, descendências, se cruzando umas com as outras sem notar o sujeito que está ao lado, cada uma com grandes histórias para contar que muitas vezes serão deixadas na beira da calçada.
John Cassavetes
Na mesma cidade, no ano de 1959, era exibido nos cinemas Sombras, primeiro filme de John Cassavetes (1929-1989). No filme, assistimos a história da garota Leila, seu amor por Tony e suas relações com os irmãos dela. Mais do que isso, podemos dizer que o filme se trata da relação de todos eles com a cidade e o que esta tem a oferecer às amizades e à paixão do casal central. Em uma das cenas mais belas, Ben, um dos irmãos de Leila, leva os seus amigos para passear pelo Museu de Arte Moderna, e o que vemos é a interação completa dos personagens com o espaço. Os três amigos andam pelo Museu tentando interpretar as obras mostradas, tentando extrair do que veem algo que valha para a vida deles, mas não conseguem.
Essa é outra característica de Sombras: as pessoas ali são à margem da sociedade e tentam se encaixar da forma que for, seja apreciando obras de arte, organizando festas ou dando em cima de mulheres em bares. Leila, seus irmãos e amigos são marginalizados, por terem baixa renda ou por serem negros e mestiços. Mesmo todos tendo uma condição social parecida, muitas vezes os preconceitos pela cor os movem uns contras os outros.
Mas o que mais marca é a maneira de ele parecer um “filme de rua”. A câmera (às vezes na mão) passeia por avenidas, plataformas de trens, casas, táxis, preocupado com o que cada um desses lugares tem a mostrar; quer ver rostos de passantes e gente desconhecida, pessoas como aquelas lá de cima; Nova York foi pra tela de cinema em carne e osso. O que acentua esse aspecto também é a técnica de improvisação de Cassavetes, que usava atores não-profissionais.
Este genial diretor foi casado com a atriz Gena Rowlands. Trabalharam juntos em vários filmes, como Faces e Amantes. Morreu de cirrose hepática por seus problemas com a bebida. Mesmo com uma morte nada gloriosa para um grande expoente do cinema independente, ele será sempre lembrado por ter avançado a narrativa e o modo de filmar americano.
Fonte: Cinecafe































































Um comentário:

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila