Slnko v sieti, 1962
Legendado, Stefan Uher
Formato: AVI
Áudio: eslovaco/tcheco
Legendas: português
Duração: 90 min.
Tamanho: 1,22 GB
Servidor: Mega (Três partes)
LINKS
SINOPSE
"O Sol Em Uma Rede" explora o desenvolvimento dos romances de Fatjták, um fotógrafo amador, com a sua conterrânea Bela, e Jana, uma amante que ele conhece durante um trabalho temporário em uma colheita na zona rural. Esse triângulo amoroso fornece ao filme uma série de oposições: cidade e interior, intelectuais e trabalhadores, verdade coletiva e pessoal, realidade e representação - Todas apontando em direção à distinção entre verdade e mentira. No entanto, o filme não oferece uma resolução clara para todas as questões que levanta, demandando que o espectador tente resolvê-las por si mesmo.
Fonte: Filmow
The Internet Movie Database: IMDB - NOTA IMDB: 7.4
ANÁLISE
"The Sun in a Net" incide sobre a vida de dois jovens adultos, Bela (Jana Beláková) e Oldrich"Fajolo" Fajták (Marián Bielik), em como lidam com os conflitos em que as suas famílias vivem, tanto um como o outro. É um filme revolucionário, que rompeu as prescrições impostas pelo método realista socialista. Da imposição do regime comunista na Eslováquia (e Checoslováquia), em 1948, o realismo socialista foi ordenado para ser o método artístico a ser utilizado por todos os artistas. De acordo com este método, apenas de concreto, os trabalhos realistas de arte tinham valor; qualquer coisa de abstrato era considerada inaceitável porque não possuía uma mensagem definida (pró-comunista). Os cineastas foram obrigados a mostrar uma sociedade feliz em que tudo era feito para o bem da comunidade e ninguém poderia se mostrarinsatisfeito com o comunismo. Se houvesse uma personagem negativa num filme, essa personagem iria passar por um filtro marxista-leninista ou teria de desaparecer.
"The Sun in a Net" foi feito no início do crescente controle comunista e à execução do realismo socialista na Checoslováquia. Também desempenhou um papel a ajudar a continuar este processo. O filme incorpora elementos geralmente proibidos no cinema da época, tais como imagens da carne (pele) na tela, insinuações sexuais no diálogo, e o tema de decepçãoconjugal.
Era o segundo filme do realizador Štefan Uher(1930-1993). O primeiro, "We from Grade 9, Study Group A (My z deviatej A, 1962) era sobre a vida de um grupo de estudantes de 15 anos de idade e a sua escola. Alfonz Bednár (1914-1989), o argumentista de "The Sun in a Net", era um escritor relativamente bem sucedido, que publicou algumas obras não-conformistas de ficção um pouco antes de outros autores o conseguirem fazer. Este filme é baseado em três dos seus contos: "Fajolo’s Contribution" ("Fajolov príspevok"), "Pontoon Day" ("Pontónový Den"), e"Golden Gate" ("Zlatá brána"). Cheio de idéias inovadoras e detalhes simbólicos, "The Sun in a Net" retrata a vida de dois jovens em Bratislava que têm problemas entre si e em casa. Bela é uma adolescente, loira atraente que vem de uma família disfuncional. A mãe é cega e o paiadúltero é indiferente à deficiência da sua esposa. Ela e o irmão mais novo, Milo (Peter Lobotka)devem interagir como os pais nesta casa, mantendo-a juntos e cuidando da mãe incapacitada.Fajolo, namorado de Bela, é um jovem homem indeciso que tem dificuldade em expressar os sentimentos para com Bela . A sua família também tem interações tensas entre si. Os pais ocupados são ouvidos, mas nunca são vistos na tela, o que é uma maneira eficaz de apresentá-los individualmente como indiferentes. As poucas interações da mãe com Fajolo ao longo do filme, é dizer-lhe o que há no frigorífico para o jantar, e o pai a insistir que ele fazer o trabalho deverão "voluntário" numa quinta. Esta era uma medida padrão para os jovens, especialmente defamílias educadas, muitas vezes suspeitas de abrigar idéias anti-comunistas e perseguidas pelo Estado, para ajudar a melhorar a posição dos seus pais com as autoridades e aumentar as suaspróprias hipóteses de estudar na faculdade.
Uher ultrapassou os limites do que era permitido pelo realismo socialista misturando o socialmente aceitável com o tabu com este filme.Foi um grande avanço, porque o amor e a atração física, tinham sido marginalizados na arte. Era uma resposta individual, não coletiva, euma lição a todos pró-comunistas da sociedade. Talvez a mensagem mais radical de "The Sun in a Net" foi a idéia de que a mentira era humana. Bela e o irmão mentiam para sa mãe sobre o tempo e os arredores para satisfazer a sua curiosidade e dar-lhe conforto e satisfação. Os comunistas tinham repetidamente acusado a ex-"burguesia" (isto é, os democratas) e da intelectualidade da mentira e do engano, e os filmes anteriores contrastavam com as verdadeirasautoridades comunistas. Ao mostrar algumas mentiras como potencialmente justificativo, "The Sun in a Net" virou o jogo num dos temas recorrentes na arte realista socialista, e abriu as portas para o que estava para vir....
Análise retirada do site mytwothousandmovies
Como levar a sério um texto que se refere a um filme tcheco pelo título em inglês?????
ResponderExcluir