Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sábado, 17 de janeiro de 2015

O ÓDIO - 1995

La haine, 1995
Legendado, Mathieu Kassovitz
Classificação: Excelente

Formato: AVI
Áudio: francês
Legendas: Pt-Pt
Duração: 98 minutos
Tamanho: 1,15 GB
Servidor: Mega (Parte única)

LINK


SINOPSE
O judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.

Fonte: Adorocinema
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 8.1


ANÁLISE

Uma panela de pressão sopra na Europa, treme lentamente e explode entre curtos intervalos. Foi assim na França, em 2005, ou na Inglaterra, em 2011. La haine, filme de Mathieu Kassovitz funciona como um catalisador dessa onda contemporânea.
Após a Segunda Guerra Mundial, durante a reconstrução da Europa, imigrantes recém-chegados de países pobres colonizados foram muito bem vindos, pois representavam a possibilidade de mão de obra barata e poderiam ocupar os subúrbios e os subempregos. Esses imigrantes tiveram filhos, netos. Passadas algumas décadas, os europeus não sabem mais o que fazer com esses imigrantes. Surge do Estado o argumento de que a crise assola a população.
Mathieu Kassovitz
Esses jovens, filhos dos tempos de crise, cresceram longe de suas terras ancestrais e de suas respectivas linhagens culturais, em meio a uma avassaladora influência do consumismo norte-americano. Estudam em escolas ruins, moram em conjuntos habitacionais e são vítimas constantes de violência policial. A repressão vinda do poder público contra esses jovens é o principal estopim para que a panela de pressão estoure, quente, borbulhante.
A Europa branca encara o acontecimento como um problema social e trata o imigrante como se fosse uma bactéria que se plorifera e que deve ser erradicada. Para eles, qualquer revolta desses jovens suburbanos resume-se a puro vandalismo. La haine expõe ao público o olhar objetivo do subúrbio, de dentro pra fora. Notamos que o problema, acima de tudo, gira em torno do preconceito étnico.
Os principais personagens de La haine são Vinz, judeu (Vincent Cassel), Saïd (Saïd Taghmaoui), de ascendência árabe norte-africana e Hubert (Hubert Koundé), de ascendência africana. Os três estão preocupados com Abdel (Abdel Ahmed Ghili), o qual está em estado de coma, vítima de violência policial. O pano de fundo da trama é um confronto de rua entre jovens e policiais, por conta do estado de saúde de Abdel.
O filme se inicia em tom jornalístico, mostrando confrontos gravados em vídeo. Ouvimos a canção Burnin’ and Lootin de Bob Marley: “give me the food and let me grow”. Entre a música de Marley e as imagens de caos instaurado, somos informados sobre o que está por vir.



A tensão pré-explosão permanece no decorrer da fita. Os três amigos vagam pelo bairro periférico, sem emprego, ocupação ou perspectiva. Alguma coisa está prestes a acontecer, como se o chão tremesse. Abdel está no hospital entre a vida e a morte, surge no ar um sentimento de revolta que se manifesta em diversos formatos: ódio, ansiedade e busca por espaço e voz na sociedade. Embora eles pareçam calmos, fumando maconha e fazendo pequenas transações com drogas, estão tensos, como se estivessem com uma pedra no sapato.
Continue lendo em oolhoderramado
Screenshots


3 comentários:

  1. Foi esse filme que consagrou o ator e diretor Kassovitz e que me fez conhecer melhor seu trabalho.Hoje ele segue uma carreira interessante no cinema americano.O que se pode dizer é que ele nunca fez um filme de maior impacto como esse que trata de toda essa onda de xenofobia e racismo que tomou conta de toda Europa e se espalhou pelo mundo.Uma realidade política e social que se torna cada vez mais perturbadora. A ver com momentos de reflexão.A escolha dos filmes como sempre continua atraente.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Car@, concordo em tudo o que você falou. Tem um filme do Michael Haneke, "Caché" (2005), que toca em temas correlatos ao do "O ódio".

      O filme é muito interessante não tanto esteticamente, mas na argumentação/roteiro muito direta. É uma breve, porém, profundo estudo sobre as contradições da sociedade francesa. Colocar lado a lado um judeu, um árabe e um africano, todos de origem francesa, é algo bastante interessante e pouco usual. Ademais, a ideia de dividir o filme entre o olhar da periferia para a periferia, e o olhar da periferia para o centro, é uma sacada muito bem feita pelo Kassovitz. Ou seja, é um filme que rende um bom debate e que merece ser visto com muito cuidado.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. vi o anúncio no Mubi no Facebook e “foda-se, velho, por que não?”.
    apesar do ranço que eu já tinha naturalmente por franceses ser (severamente) agravado pela descoberta da exploração/“tributação” de recursos naturais África pela França após o processo de independência de muitos países africanos, eu contino consumindo os filmes desse bando de carniça invasor do carai.
    vergonha pra minha barba, mas um dia eu supero.

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila