Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A CHAVE DE VIDRO - 1942

The Glass Key, 1942
 Stuart Heisler
Formato: AVI
Aúdio: Inglês
Legenda: Português
Duração: 82 minutos
Tamanho: 694 Mb
Servidor: Zippyshare

LINKS
Parte 4

SINOPSE
Ed Beaumont (Allan Ladd) é o leal braço direito de Paul Madvig, um político corrupto que está sendo acusado de assassinato. Caçando o real assassino, Beaumont passa por um brutal espancamento por gângsteres, a constante pertubação por parte da polícia, e ainda sofre o assédio da noiva de seu chefe, a socialite Janet Henry. Beaumont precisa, ao mesmo tempo, resistir à tentação de aproximar-se da belíssima e sensual mulher e ainda encontrar o assassino que inocentará Madvig.
Fonte: E-Pipoca

IMDB

ANÁLISE 
(sobre o filme e o livro no qual foi baseado)

Entre a literatura hardboiled e o cinema noir.

por Rodrigo Laurentino

Julgar uma adaptação cinematográfica por ela não corresponder as expectativas provenientes do envolvimento do leitor com a narrativa literária, que incluem aí a transposição fiel de uma obra, é um erro crasso que muitas pessoas comentem ao não perceber, ou entender, as divergências existente entre o cinema e a literatura. Pois, enquanto o cinema é uma arte visual que dispõe dos gestos e da fala para firmar um universo que dialogue com o seu público no finito tempo da sua exibição, a literatura se apoia nas palavras para descrever um mundo que toma diferentes formas na cabeça dos leitores na duração que os mesmos dão para atividade de leitura.

Assim, para que a narrativa cinematográfica seja concisa e fluente no seu tempo limite de duração, torna-se necessário fazer algumas alterações que podem omitir desde um ou vários personagens a capítulos e tramas inteiras da obra original, o que pode adulterar a fidelidade, mas não a sua essência. Já que, por mais que o autor da adaptação imponha o seu olhar sobre a obra do outro, é necessário que a essência, a áurea, do original se faça presente, pois, caso contrário, estaremos em contato com uma nova obra, uma nova ideia. Algo que, apesar das distinções, a versão cinematográfica de A Chave de Vidro não é.

Lançado em 1931, o livro está inserido dentro do subgênero do romance policial conhecido como Hardboiled, onde o seu autor – Dashiell Hammett, de outras célebres obras como O Falcão Maltês e O Homem Magro – foi um dos fundadores e uma das principais influências estilísticas, que tinha como características fundamentais o retrato sujo dos Estados Unidos do tempo da Lei-Seca (1920-1933) e da Grande Depressão (1929), onde mafiosos e políticos frequentavam decadentes bares de bebida ilegal, e um protagonista analítico e dedutivo que investiga casos por conta própria e utiliza-se da violência e métodos ilegais para conseguir o quer. Já o filme, produzido onze anos depois, em 1942, se enquadra no subgênero cinematográfico policial denominado Noir que, entre várias combinações de estilos e gêneros, tem o Hard-boiled como principal influência narrativa.

Na trama, acompanhamos Ned Beaumont, jogador e capanga de políticos – segundo ele próprio -, e o seu relacionamento de amigo e conselheiro de Paul Madvig, chefe de um dos dois grupos de mafiosos que controlam uma cidade não identificada, mas localizada nos arredores de Nova York, que almeja o poder político e se relacionar com senador Ralph Henry, candidato a reeleição de um pleito que se aproxima. Mas o seu interesse é mais do que político, pois também anseia pela filha do senador, algo que ele “deseja mais do que qualquer outra coisa na vida”. Entretanto, todos os seus planos são arruinados quando o irmão da sua pretendente é encontrado morto, aparentemente assassinado, e Madvig é o principal acusado, até por sua filha, que mantinha um relacionamento com o filho do senador.

E é a partir do misterioso assassinato que adentramos no cenário corrupto e violento dos Estados Unidos de 1930, onde o crime organizado dita a lei e a ordem. A investigação do caso fica por conta de Ned Beaumont, um autêntico personagem Hard-boiled, de passado incerto e morando há um ano e pouco na cidade, que age de forma indisciplinada e áspera, seguindo uma ética própria que prioriza os seus interesses acima dos outros e age de acordo com as suas deduções que, no decorrer da averiguação, o colocará entre as duas máfias rivais e o poder público local.

Dashiell Hammett – que trabalhou na agência de detetives Pinkerton e que, provavelmente, tal fato o inspirou a escrever as suas obras – coloca o leitor no cerne da investigação de Beaumont, sempre descobrimos os fatos a partir das suas observações e análises, com descrições minuciosamente detalhadas de gestos, ações e posturas dos personagens, além dos vestuários usados, dos objetos e lugares frequentados por eles. O filme guarda a essência do livro, a trama principal e os seus principais personagens, mas perde todo detalhismo presente na obra original, onde o suspense e a intensidade dos acontecimentos residiam, prejudicando inclusive um dos trechos emblemáticos do livro, em que Ned Beaumont (Ed Beaumont, no filme) é espancado e torturado pela quadrilha do mafioso inimigo de Paul Madvig.

Continue lendo no Ovo de Fantasma







Um comentário:

  1. Hello, good people....

    Amo desesperadamente Veronica Lake....

    Sabiam que a esposa de Roger (Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)) , Jessica, foi inspirada em Veronica Lake?

    Por favor....pense numa sucessão de postagens homenageando esta deusa, que teve um fim trágico....

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila