Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

A TERRA E A SOMBRA - 2015

La tierra y la sombra, 2015
Legendado, César Augusto Acevedo
Clique na imagem para ver o trailer

Formato: AVI
Áudio: espanhol
Legendas: português
Duração: 1h 37 min.
Tamanho: 1,10 GB
Servidor: 1Fichier 

LINK

SINOPSE
Alfonso retorna para casa após 17 anos ausente. Quando ele volta, descobre que tudo que conhecia não está mais a mesma coisa, assim como a plantação de açúcar da região. A única coisa que continua intacta é sua antiga casa. Agora, Alfonso tem de encarar que agora ele é um estranho até mesmo para sua família que cansou de esperá-lo.

Fonte: Filmow
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 7.4


ANÁLISE

A abordagem narrativa e estética adotada pelo diretor (e roteirista) estreante César Augusto Acevedo em A Terra e a Sombra é tão rígida e inflexível que o longa poderia até ser encarado como um exercício de estilo; mas é justamente essa estratégia que permite que adentremos no cotidiano de seus personagens e testemunhemos momentos absolutamente reveladores de suas humildes existências, o que justifica as decisões tomadas pelo cineasta atrás das câmeras e, no final das contas, convida o espectador a se retirar da sala de exibição profundamente tocado pelos seres humanos que acabou de conhecer e, principalmente, pelas dores, angústias e maus-tratos enfrentados por eles.
O longa tem início com o retorno do velho fazendeiro Alfonso (Leal) ao pequeno rancho de sua família, localizado ao lado do gigantesco canavial onde trabalham sua ex-mulher Esperanza (Soto) e sua nora Alicia (Ruiz) e onde trabalhava seu filho Geraldo (Raigosa), que, profundamente enfermo do pulmão devido a anos de exposição à queima de cana-de-açúcar, morre lentamente em seu leito enquanto a família tenta que seus antigos empregadores lhe forneçam um médico. Rejeitado a princípio, Alfonso logo passa a tentar convencer seus familiares a abandonar aquele local que tanto sofrimento já os causou.
Rodado em locação em meio a uma paisagem igualmente hipnotizante e inóspita, A Terra e a Sombra é uma crítica social afiada e tocante ao capitalismo mais predatório e desumano que há: aquele que explora o trabalho do miserável e não lhe garante sequer as condições básicas para manter uma existência respeitosa e digna, rejeitando-o imediatamente a partir do momento em que não serve mais para produzir lucro às grandes corporações que o escravizam – e nesse sentido, o tom documental adotado por Acevedo transforma o longa como uma janela para o mundo no sentido quase literal empregado por André Bazin.
Acevedo demonstra uma sensibilidade ímpar, aliás, na maneira intrusiva, mas ao mesmo tempo extremamente respeitosa com que penetra a intimidade de seus personagens, permitindo que se desnudem diante de suas câmeras sem invadir sua privacidade, algo que os planos sempre distantes, que variam do geral ao americano, realizam com extrema eficiência – e é impossível enxergar o pequeno elenco amador do filme, que ainda conta com o pequeno e extremamente expressivo Felipe Cárdenaz como o filho de Alicia, como atores interpretando personagens ficcionais, já que seus rostos sofridos e a naturalidade com que transitam aquele universo transbordam uma verdade praticamente impossível de se conquistar em um longa-metragem ficcional.
Repleto de momentos tocantes e trazendo aquele que provavelmente será minha cena favorita no ano em qualquer filme realizado em qualquer país (aquela em que mãe e filho passam longos minutos cinematográficos abraçados no leito de morte do segundo trocando toques e palavras repletas de carinho e tristeza), A Terra e a Sombra é um verdadeiro tour de force do início ao fim; um filme inesquecível que provavelmente custará a ser apagado da minha memória.
A partir de agora, o nome do colombiano César Augusto Acevedo deve ser observado com atenção por qualquer amante do bom Cinema.
Screenshots

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila