Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

UMA CANÇÃO PARA CARLA - 1996

Carla's song, 1996
Legendado, Ken Loach
Classificação: Bom

Formato: AVI 
Áudio: inglês/espanhol
Legendas: português
Duração: 127 min.
Tamanho: 1,37 GB
Servidor:  1Fichier (Parte única)

LINK

SINOPSE
Uma Canção Para Carla conta uma história de amor em meio a tempos sombrios, profundamente tristes, de guerra e violência – no caso, a luta entre os revolucionários sandinistas e os “contras” apoiados pela CIA, na Nicarágua dos anos 80. Ao relatar o encontro de um motorista de ônibus escocês e uma refugiada nicaragüense, o diretor inglês Ken Loach demonstra que cada gesto de generosidade de uma pessoa comum serve para melhorar um pouco o mundo.

The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 6.9





ANÁLISE


O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos 



por Cristiane Toledo Maria

Ken Loach é um cineasta inglês famoso por seus filmes de cunho político, nos quais os protagonistas são quase sempre pertencentes à classe trabalhadora inglesa ou britânica. O cineasta traz à tona, em algumas obras, também a discussão acerca da importância da memória, e a defesa do uso da arte em sua práxis política progressista. Dois filmes que resgatam o conceito de memória e História mais explicitamente são Terra e Liberdade, de 1995, e Uma Canção para Carla, de 1996.

Terra e Liberdade conta a história de David, um inglês desempregado membro do Partido Comunista que decide ir para a Guerra Civil Espanhola lutar contra o fascismo que se instaurava no país para conter a revolução dos trabalhadores. Por acaso, une-se ao POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista), e participa das discussões teóricas e práticas do movimento. Devido a algumas opiniões conflitantes, decide abandonar o grupo e unir-se ao exército do Partido Comunista. A história nos é contada através de cartas de David encontradas pela sua neta Kim após sua morte, no final do século XX.

Uma Canção para Carla, feito um ano mais tarde, é a história de George, um motorista de ônibus de Glasgow que se apaixona por uma dançarina nicaragüense chamada Carla. Ao perceber que ela não consegue se libertar de um trauma de seu passado, convence a namorada a voltar para seu país e enfrentar seus problemas. Ao acompanhá-la, ele descobre que o motivo para os conflitos de Carla não são apenas pessoais, mas também – e principalmente – políticos: seu país está em plena guerra civil. A luta que George testemunha é entre os sandinistas, que em 1979 fizeram uma revolução no país, e o exército dos Contra que, financiados pelo governo norte-americano, tentavam destruir as conquistas da revolução.

Pensando nos dois filmes simultaneamente, a primeira estratégia que observamos ser utilizada pelo cineasta a fim de evidenciar o resgate da memória é a criação de uma narrativa de ficção que funciona como uma romantização da História, transformando o conteúdo histórico em algo inteligível e transmissível. Seria o processo de contar uma história (tendo como personagens centrais David e George, no caso dos filmes em questão) que seja capaz de transmitir a História, utilizando o indivíduo como ponto de partida, mas com o intuito de obter a representação de uma estrutura social na qual este é inserido.

Mais do que um documento histórico (no sentido ortodoxo do termo) sobre a guerra civil espanhola, poderíamos concluir que Terra e Liberdade funciona como uma espécie de diário no qual são narradas experiências e memórias individuais. Temos em Terra e Liberdade o tema da dificuldade de se narrar uma experiência. É por meio de cartas deixadas após sua morte, ou seja, de um contato indireto entre narrador e ouvinte (no caso, escritor e leitor), que a tentativa de transmissão dessa experiência se dá. Portanto, o filme de Loach não recria uma condição artificial e ideal de narrativa tradicional, respeitando os limites históricos no qual se insere.

Não apenas Kim, personagem de Terra e Liberdade, é fruto do “processo de perda de referências coletivas”. Em Uma Canção para Carla, presenciamos uma profunda dificuldade de comunicação entre Carla e George. O papel da língua no filme reforça ainda mais a impossibilidade de comunicação entre os dois personagens e os dois mundos que eles representam. Pensando nos espectadores ingleses, para quem o filme foi feito, o efeito é ainda mais surpreendente, pois a película original não insere legendas para situá-los nos diálogos e canções em espanhol, o que os coloca na mesma posição de George.

O sentimento de Carla durante a narrativa revela uma experiência de choque semelhante à mencionada por Walter Benjamin em relação aos sobreviventes da 1ª Guerra Mundial que, ao voltarem do campo de batalha, “estavam mais pobres em experiências comunicáveis, e não mais ricos” (Walter Benjamim). Apesar de toda a vivência que tiveram, esses homens eram incapazes de estruturar o vivido em algo que fosse de fato compreendido e comunicável, ou seja, que fosse uma experiência.

O difícil diálogo entre Carla e George durante a narrativa nos revela o conflito que nossa geração vive em relação à possibilidade de haver experiências, e o risco que corremos de ter tudo transformado em mera vivência. Assim, o que vivemos, por ser indizível (e, portanto, intransmissível), morre na esfera privada, individual. Resta sabermos se, no fim das contas, o filme aponta para alguma possibilidade de superação dessa crise da experiência.

Análise retirada de teses.usp.br










































































































6 comentários:

  1. O uploading só está permitindo download de 2 partes no modo free por dia. Para baixar um arquivo com 8 partes serão necessários 4 dias. O que aconteceu com o Mediafire?

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, o Mediafire funciona normalmente.

    A utilização do servidor Uploading visa desconcentrar as postagens em um único servidor, o Mediafire. Dessa forma, alguns filmes serão postados em outros servidor: Zippyshare, Uploading, Filefactory, entre outros.

    Infelizmente ainda não encontramos um servidor que possua as mesmas qualidades do Mediafire.

    Att.,
    Hilarius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hularius, existe o SPEEDY SHARE,com velocidade igual ao do MEDIAFIRE. Eu tenho baixado muitos filmes com este servidor, embora o site seja espanhol e todas as legendas tb sejam em espanhol. A qualidade dos filmes é excelente. Este site:HAWKMENBLUES apresenta a mesmo bom gosto que o seu. Dê uma olhada lá. Obrigado pela atenção.

      Excluir
    2. Valeu, Gilberto.

      Vou fazer um teste com esse site de hospedagem que você indicou. E o site de filmes que você passou é excelente. Irei até colocar na lista de blogs do Convergência Cinéfila. Infelizmente não dá pra confiar em apenas um servidor como aconteceu com Megaupload. A qualquer momento o Mediafire pode deletar os arquivos ou fechar.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir
  3. Conheci Ken Loach por aqui. Sinopse muito interessante, vou conferir.

    ResponderExcluir
  4. So filmes raros, um blog diferente tamos ai valeu

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila