Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

terça-feira, 5 de março de 2013

71 FRAGMENTOS DE UMA CRONOLOGIA DO ACASO - 1994 (REUPADO)

71 Fragmente einer Chronologie des Zufalls, 1994
Legendado, Michael Haneke

Classificação: Excelente

Formato: AVI
Áudio: alemão
Duração: 100 min.
Tamanho: 700 MB
Servidor: Mega (2 partes: 350 MB + 350 MB)

LINKS
Parte 1

SINOPSE
O desfecho é antecipado logo no começo: um letreiro informa que na véspera de Natal um jovem de 19 anos matará três pessoas em um banco de Viena e depois cometerá o suicídio. A partir daí, o que se segue são imagens desconexas da vida cotidiana de várias pessoas. Rapidamente, entende-se que o destino daqueles indivíduos se encontrará com a tragédia final. A questão que nos envolve e prende ao filme, é: como isso vai acontecer?

Fonte: Filmow
The Internet Movie Database: IMDB - NOTA IMDB: 7.1


ANÁLISE

Em 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994), o desfecho é antecipado logo no começo. Um letreiro informa que na véspera de Natal um jovem de 19 anos matará três pessoas em um banco de Viena e depois cometerá o suicídio. A partir daí, o que se segue são imagens desconexas da vida cotidiana de várias pessoas. Rapidamente, entende-se que o destino daqueles indivíduos se encontrará com a tragédia final. A questão que nos envolve e prende ao filme, o terceiro de Michael Haneke, é: como isso vai acontecer? 

O formato é semelhante ao que o diretor usaria mais tarde em Código Desconhecido (2000). Entre os que surgem aqui como protagonistas, estão um garoto romeno que fugiu de casa e perambula sozinho pelas ruas da cidade, um casal que enfrenta dificuldades de relacionamento com a criança recém-adotada, um velhote solitário que gasta seu tempo falando pelo telefone, pais aflitos com a doença do filho e um jovem estudante que treina ping-pong e revela um comportamento agressivo quando perde apostas para amigos. 

A vida dessas pessoas não é contada a partir de grandes eventos, mas sim em uma exploração crua das mais corriqueiras ações. Haneke foi, de certa forma, muito sensível ao traçar nos detalhes um retrato humano e intimista. Se a intenção com a adoção do formato fragmentado era distanciar o espectador dos personagens, pequenos momentos fazem o contrário, de tão realistas que nos parecem. Falamos, por exemplo, da rápida troca de olhares do garoto que acabar de tirar comida do lixo com uma pessoa dentro de um carro na rua; ou do senhor que, ao acordar, ajoelha-se e pede a Deus que não seja vítima de nenhuma guerra ou ataque nuclear. 

Aos picotes do cotidiano, acrescentam-se imagens jornalísticas que noticiam a violência em várias partes do mundo. E aí encontramos a crítica social, elemento indispensável em um título hanekiano. Aqui, abre-se espaço a inúmeras interpretações. Podemos falar de espetacularização da violência ou de um paralelo entre a brutalidade da guerra e a agressividade sistemática no meio urbano. Não importa. O que sentimos é que Haneke não fala de seres fictícios em um universo imaginado. Fala do que é real e concreto, do que conhecemos bem, mas muitas vezes não pensamos a respeito. 

Partindo de uma olhada sem atenção, poderíamos entender que a coleta dos fragmentos apenas justifica o desfecho. Falaríamos, portanto, de uma obra frívola, uma vez que o final já é sabido por todos desde o primeiro instante, e que a vida dos personagens não apresenta nada de muito interessante. Tudo isso é verdade, mas o valor da produção está exatamente aí. Haneke fala do acaso, da forma mais inimaginável como duas ou mais vidas podem se encontrar. Faz-nos pensar que o acaso faz vítimas e que ninguém está imune a ele. Talvez seja muito pior do que qualquer guerra. Quem vai saber? 

Análise retirada do site Cinerevista

















8 comentários:

  1. Muito bom site. Ótimos filmes, difíceis de achar na web. Apenas sugeriria que colocassem links de torrents, pois o Mega é mais complicado. Parabéns e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parte 1 não responde.
    Mas gostei do Mega,muito simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Árvore negra, o Mega é o substituo do Megaupload. Ele é ainda mais simples do que o Zippyshare, pois não necessita colocar senha, pedindo apenas que concorde com os termos do serviço.

      Contudo, como o próprio Kim Dotcom falou, nessa fase inicial, dado o volume de acessos, o site pode ficar lento ou mesmo sair do ar. Então, não é problema do link, mas do site. Dessa forma, peço que tente outra vez algum tempo depois da primeira tentativa.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir
  3. Verdade.Já deu certo hoje.
    Se o Mega conseguir manter essa simplicidade vai voltar a dominar.Baixa muito rápido.


    Agora é ver esse e ficar a um de completar Haneke !
    Só faltará pra mim o Funny Games 2 !

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Haneke é um bálsamo da modernidade. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Filme! Obrigado pela postagem. Só é uma pena que várias falas não estão legendadas.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, há tempos queria ver esse filme mas nunca lembrava! hahahaha Sabe quando você tem uma lista mental de filmes que quer muito ver, mas no final não assiste nenhum? Então! Muito obrigada, já estou baixando! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Inclusive, estou procurando aqui, não tem como eu acompanhar vocês pelo facebook, né? Acho que o alcance de vocês seria maior se vocês tivessem uma página que se interligasse com o blog. Enfim, só uma dica mesmo. Vou continuar dando uma olhada no acervo de vocês. :)

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila