Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sábado, 21 de junho de 2014

TATUAGEM - 2013

Tatuagem, 2013
Hilton Lacerda
Classificação: Excelente

Formato: AVI
Áudio: português
Duração: 110 min.
Tamanho: 1.75 GB
Servidor: 1Fichier (2 partes)

LINKS

SINOPSE
Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

Fonte: Adorocinema
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 7.2 


ANÁLISE

Marginal sem dor
por Filipe Furtado

Tatuagem, de Hilton Lacerda, se encerra na estreia de um filme experimental protagonizado pelo grupo de artistas no centro do filme e dirigido por um intelectual amigo deles, mantido sempre às margens da ação. Há um tom agridoce nas imagens deste filme dentro do filme que sugere menos um pastiche deste tipo de cinema do que um último super-8 perdido filmado entre amigos, suas imagens transbordando uma nostalgia que trai o quanto elas só podem pertencer a 2013. São imagens que dizem muito sobre o projeto de cinema de Tatuagem: trata-se, afinal, de um filme que se desdobra sobre um universo visivelmente caro ao seu diretor, que não perde um plano como oportunidade de declarar seu afeto por tudo que transpõe para a tela.
Hilton Lacerda
Esse desejo traz consigo um elemento acolhedor que explica muito do sucesso do filme nos seus primeiros contatos com o público, mas que, diante da experiência do filme, torna inevitável a dúvida de se há um limite para o afeto e se, em determinado momento, ele não gera somente um torpor sufocante. Tatuagem delineia um momento especifico com cuidado, fala de criação, desejo e identidade, mas cabe pensar exatamente como o filme representa todos eles. Neste momento, o filme de Hilton Lacerca se revela muito mais frágil e complicado.
Se Tatuagem é um filme efetivo no seu registro, isto se deve essencialmente à parceria do diretor com dois de seus principais colaboradores: o ator Irandhir Santos e o fotografo Ivo Lopes Araújo, ambos figuras emblemáticas do atual momento do cinema brasileiro. A presença de cena de Santos é sempre muito expressiva, numa chave um tom acima que reforça o desejo de entrega do projeto como um todo. É notável como, nos momentos em que ele está longe de cena, o filme tateia, a não ser nos registros de performance em que, mesmo ausente, a figura do Santos permanece como um mediador e mestre de cerimônias, seu carisma pronto para garantir o tom comunicativo destes momentos.
Mais complexa, porém, é a relação que Tatuagem estabelece com o trabalho de Araújo. Nos últimos anos, o fotografo se tornou presença quase inevitável no cinema brasileiro autoral de baixo orçamento, com sua facilidade em encontrar efeitos que garantam aos filmes uma aparência contemporânea e arejada com condições de trabalho muito limitadas. De certa forma, a habilidade do fotógrafo se transformou na rede de segurança de toda uma camada de cinema brasileiro (um pouco como, numa outra chave e realidade de orçamentos, acontece há muito tempo com Walter Carvalho). Em Tatuagem, o trabalho apurado de Araújo aqui é a base de boa parte da proposta estética do filme, o jogo de aproximação com os corpos que ele executa revela muito dos seus momentos de força, permitindo que o filme se instale numa zona de conforto fácil e que ele jamais abandonará.
Continue lendo em Cinetica
Screenshots




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila