Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BANDE À PART - 1964

Bande à Part, 1964
Legendado, Jean-Luc Godard


Formato: AVI 
Áudio: francês
Legendas: português
Duração: 95 minutos
Tamanho: 1,01 GB
Servidor: Mega (3 partes)

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3

SINOPSE
Dois rapazes tentam convencer uma garota a furtar quantia em dinheiro guardada no quarto de seu patrão, enquanto um deles vive com ela um pequeno romance. Pequena homenagem de Godard aos filmes de crime estadunidenses.

Fonte: Cineplayers
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 7.7


ANÁLISE

No filme “Os Sonhadores” de Bernardo Bertolucci, o personagem de Michael Pitt, Matthew,comenta sobre a cinemateca francesa, ele diz que foi lá que os mestres aprenderam sua arte, lá começou o cinema moderno e, deste, Jean-Luc Godard ao meu ver foi uma das principaís figuras, senão a central, sendo co-fundador da Nouvelle Vague ao lado de François Truffaut, o cinema mudaria radicalmente depois do fim dos anos 50.
Citados por muitos como um “Anti-Godard”, ou como “Um Godard para quem não gosta de Godard”, o filme tributo ao cinema policial americano, creio que em especial a Nicholas Ray, de quem Godard era um grande admirador, é uma aula de subversão ao genero do cinema policial, onde tudo são fragmentos, frases e pensamentos, em muitos momentos que parecem totalmente fora de  concatenação, não é necessariamente os momentos chaves que vemos, a contraponto do cinema policial americano onde o que transcorre na cena é a ação que desenvolve o enredo, mas sim o oposto, o que fica no meio da trama rápida do cinema de hollywood, as vicissitudes, idiossincracias e tudo que é cotidiano, sempre há um reforço ao que é normal, mundano e ao especifíco, os detalhes, onde a vida de assaltantes e bandidos noir não são muito diferentes das nossas, não é badalada e glamourosa, é lenta e arrastada e cheia de digressões e pequenos momentos, são nesse a ênfase, não nos gloriosos, estes quando ocorrem são de um tédio enorme, de forma alguma é o ápice do filme, é só mais um detalhe, onde grande parte do cinema policial pretende chegar, o clímax, Bande à Part joga às favas, sem importância, ao menos não mais importante que o resto.



 Tais detalhes são tão bem costurados que as cenas atemporais fazem-nos crer existir uma trama onde existe somente uma situação “Para os atrasados que agora chegam, oferecemos umas poucas palavras escolhidas aleatoriamente: Três semanas antes. Um monte de dinheiro. Uma aula de inglês. Uma casa na beira do rio. Uma garota romântica.”, o narrador chega ao ponto de resumir o enredo, e do ponto de vista puramente analítico é apenas isso, como dito antes, sua beleza está nos detalhes, em cenas que se tornaram imortais, sejam na própria homenagem de Bertolucci em “Os Sonhadores” ou em homenagens como a de Quentin Tarantino (quem não sabe sua produtora chama-se A Bande à Part). Em vários foruns de debates se encontram cinéfilos com sonhos de correr pelos corredores do Louvre e quebrar o recorde de Franz, Arthur e Odile, um trio que faz suspirar, com um sincronismo incrível, que permitiu graus de improvisação raros, cenas inesperadas e uma liberdade pouco vista no cniema; Godard tem um jeito de filmar seus atores e deixá-los maravilhosos, ainda que embebidos de toda uma matéria cotidiana e mundana, parece absorver todo o glamour noir, ou a mera potencialidade para tal destes atores e amplificá-la em 4:3.
Se falamos de beleza a fotografia de Raoul Cotard é uma deslumbre à parte (sem trocadilhos), planos tão simplórios são convertidos em pinturas em preto e branco de beleza impecável, destaque para uma Anna Karina de beleza quase pueril, parecendo ter rejuvenescido uns dez anos desde de “Vivre sa Vie”, seja por um sorriso delicado, o cabelo preso ou a ausência de maquiagem, Godard torna sua musa em algo inocentemente belo, com rosto luminoso e conduta tão delicada.
 No começo dizia que dizem ser este um Anti-Godard, em certo ponto preciso concordar, não é aquele que mais se questiona filosófica ou intelectualmente, não existem posições politicas demarcadas ou mesmo muitas critícas sociais – caso haja alguma – porém existe certo magnetísmo que quem assiste é incapaz de se esquivar, sendo tragado pelo universo ambíguo, que parece transitar entre o extremo do comum a uma quase fábula, Bande à Part conquista de forma que me é inominável, não saberia apontar o motivo, talvez seja pelo minuto de silêncio, pela dança ou pelo Louvre – a muitos pode ser pela própria Anna Karina – mas seja pelo que for, este filme merece a atenção de todos que se consideram cinéfilos ou daqueles curiosos com a arte que chamam de Cinema.
Análise retirada do site avantcinema



















4 comentários:

  1. Este é o meu Godard favorito (ao lado de Viver a Vida), gosto da reflexão que a cena do museu propõe, ela pode ser vista uma alegoria da velocidade associada ao consumo da arte. Muitas vezes o que fazemos é similar ao que os três personagens fizeram, passamos pelas obras tão rápido que mal temos tempo para contemplá-las...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por disponibilizar.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por disponibilizarem filmes de dificil acesso ♡

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila