Dekalog, szesc, 1990
Legendado, Krzysztof Kieslowski
Formato: avi
Áudio: polonês
Legendas: português
Duração: 58min.
Tamanho: 671 Mb
Servidor: Uptobox (Parte única)
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SINOPSE
Assim como o longa Não Matarás, Não Amarás (1988) surgiu como uma “segunda visão” para um dos capítulos da série Decálogo, de Krzysztof Kieslowski. O episódio-base para o filme foi o Decálogo 6: Não Cometerás Adultério (1990), e a história central de ambas as fitas mostra a relação entre um jovem voyeur,
Tomek, e sua vizinha Magda, a quem ele observa todos os dias e cujo
destino se ligará ao do rapaz de uma maneira bastante triste.
A forma como os longas se diferenciam
do episódio no qual foram baseados e as resoluções do diretor para os
dois produtos servem como complemento entre si, muito embora isso seja
melhor visto na relação entre Não Matarás e o Decálogo 5. Em Não Amarás,
a realidade é bem mais parecida com a do episódio. As modificações
fotográficas são poucas, o tom é mais sombrio e o desfecho muda
bastante. No entanto, observamos características fortes que servem de
identidade para as produções e fazem com que se encaixem, mesmo em suas
diferenças, dentro de um mesmo cenário de isolamento, tristeza e desejo
reprimido.
O mandamento bíblico ganha aqui
nuances da psicanálise e cinefilia onde a realização de um desejo
impossível é dado indiretamente pelo roubo (Tomek rouba uma luneta para
observar Magda, rouba suas cartas e, simbolicamente, rouba a privacidade
e liberdade da mulher) e pela mudança das características do personagem
slasher que, nas palavras de Slavoj Zizek, no ensaio A Teologia Materialista de Krzysztof Kieslowski, "trata-se de uma espécie de slasher introvertido, em que o homem, em vez de agredir a mulher, volta sua raiva assassina contra si próprio."
Fonte: Planocritico
Assim como o longa Não Matarás, Não Amarás (1988) surgiu como uma “segunda visão” para um dos capítulos da série Decálogo, de Krzysztof Kieslowski. O episódio-base para o filme foi o Decálogo 6: Não Cometerás Adultério (1990), e a história central de ambas as fitas mostra a relação entre um jovem voyeur,
Tomek, e sua vizinha Magda, a quem ele observa todos os dias e cujo
destino se ligará ao do rapaz de uma maneira bastante triste.
A forma como os longas se diferenciam
do episódio no qual foram baseados e as resoluções do diretor para os
dois produtos servem como complemento entre si, muito embora isso seja
melhor visto na relação entre Não Matarás e o Decálogo 5. Em Não Amarás,
a realidade é bem mais parecida com a do episódio. As modificações
fotográficas são poucas, o tom é mais sombrio e o desfecho muda
bastante. No entanto, observamos características fortes que servem de
identidade para as produções e fazem com que se encaixem, mesmo em suas
diferenças, dentro de um mesmo cenário de isolamento, tristeza e desejo
reprimido.
O mandamento bíblico ganha aqui
nuances da psicanálise e cinefilia onde a realização de um desejo
impossível é dado indiretamente pelo roubo (Tomek rouba uma luneta para
observar Magda, rouba suas cartas e, simbolicamente, rouba a privacidade
e liberdade da mulher) e pela mudança das características do personagem
slasher que, nas palavras de Slavoj Zizek, no ensaio A Teologia Materialista de Krzysztof Kieslowski, "trata-se de uma espécie de slasher introvertido, em que o homem, em vez de agredir a mulher, volta sua raiva assassina contra si próprio."
Fonte: Planocritico
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