Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

domingo, 25 de outubro de 2020

ALÉM DAS MONTANHAS - 2012

Dupa Dealuri, 2012
Legendado, Cristian Mungiu


Formato: avi
Áudio: romeno
Legenda: português
Tamanho: 740 Mb
 
Torrent convergente

SINOPSE
Cristian Mungiu é, ao lado de Cristi Puiu, dos principais representantes do cinema romeno contemporâneo. Ambos parecem ainda dividir visões similares de cinema, projetos estéticos que tendem a se complementar, levando adiante essa concepção de um cinema mundano, despojado, fincado num realismo extremo, seco, que assume uma fisicalidade, de uma câmera na mão que sublinha essa aproximação direta com o real. É, aliás, uma tendência do cinema contemporâneo já muito explorada desde os irmãos Dardenne, mas que ganha com os romenos uma urgência, uma agressividade perturbadora. Tanto Puiu quanto Mungiu estão ligados intimamente a questões políticas e sociais de seu país. Em A Morte do Sr. Lazarescu, Puiu filma com uma secura impressionante os últimos dias de um homem que, à beira da morte, é internado em um hospital público de Bucareste. No ano seguinte, Mungiu surge com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007. O filme mais uma vez lida com uma questão de saúde pública romena, ao filmar uma jovem grávida que procura alguém que lhe faça um aborto ilegal.

Esse é também um cinema dissimulado, obtuso, que esvazia seus personagens em prol de uma imparcialidade, colocando-os em estado apático para lançá-los em pequenas espirais de horror. Em seus filmes seguintes, ambos parecem tentar radicalizar esse estilo, depurando ao máximo esse esvaziamento para evitar quaisquer tipos de julgamentos morais de seus personagens. Tanto Aurora, de Cristi Puiu, quanto este Além das Montanhas lidam também com questões sociais e éticas, mas agora buscam realinhá-las a partir de uma perspectiva psicológica, de traumas e conflitos existenciais que afligem a sociedade romena. No caso de Aurora, a história é sobre um homem, pai de família, que sem motivos aparentes, assassina uma a uma todas pessoas próximas a ele. É um exercício radical, austero e perturbador de 3 horas de duração. Além das Montanhas, na mesma esteira, parte de subjetivações para personagens que nunca se revelam diante da câmera.

É, então, um filme sobre o invisível, uma vez que, para além do apagamento das motivações que movem os personagens, tenta lidar diretamente com questões de fé e espiritualidade. Mungiu segue esse processo de radicalização encampado por Puiu, nos colocando diante de um espiral de desespero e crueldade muito maior do que o aquele visto em Aurora. Afinal, agora, por mais imparcial que o filme tente ser, ele é sobre as vítimas e não sobre o algoz. Nesse sentido, é interessante que Além das Montanhas tenha sido premiado em Cannes justamente como melhor roteiro, quando estão nele as suas maiores deficiências. Existe, acima de tudo, uma incompatibilidade entre forma e conteúdo que revelam um enorme cinismo de Mungiu ao lidar com as questões religiosas de seu país. Pois, por mais que ele esconda as verdadeiras motivações de seus personagens, elas estão ali, cristalinas, pra não dizermos óbvias, através do roteiro. Mungiu decididamente tem uma posição claramente anti-clerical, e, apesar de se furtar a tanto, realiza um filme moralista, dissimulado tal qual seus personagens. Todos eles já estão condenados desde o primeiro momento, foram julgados e sentenciados antes mesmo do filme começar.
 
Fonte: revistacinetica
 
 
Screenshots
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila