segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PRIMAVERA NUMA PEQUENA CIDADE - 1948

Xiao cheng zhi chun, 1948
Mu Fei
 
Formato: RMVB
Aúdio: Chinês
Legendas: Português
Duração: 93 minutos
Tamanho: 379 Mb
Servidor: Zippyshare
LINKS

SINOPSE
Yuwen mora numa pequena cidade no sul da China e é casada há oito anos com Dan Liyan, um homem depressivo e de saúde frágil. Yuwen não ama o marido, mas se vê apegada a ele e presa à situação. Eles vivem numa casa velha e afastada, na companhia de um antigo empregado e da irmã mais nova de Liyan, uma jovem saudável e petulante. Um dia, o médico Zhang Zhishen, antigo colega de escola de Yuwen, retorna à cidade. Os dois foram loucamente apaixonados na juventude, mas Zhang a abandonou durante a Primeira Guerra, sem explicações. O reencontro reacende os sentimentos de um pelo outro.
Fonte: Filmow

 
 SOBRE O FILME

por Adrian Martin

Se uma das marcas de um grande filme é a capacidade de apresentar personagens de forma econômica, Primavera Numa Pequena Cidade, de Fei Mu, projeta sua grandeza instantaneamente. De mamaira hábil e tocante, ele nos revela cinco figuras: "A Esposa" (Wei Wei), solitária e cansada das tarefas domésticas; "O Marido" (Shi Wu), um homem melancólico e doentio; "A Irmã" (Zhang Hongmei), jovial e cheia de vida; Lao Huang, "O Criado" (Cui Chaoming), sempre vigilante; e "O Visitante" (Li Wei), chegando à cidade do título (vindo do passado) para se tornar o catalisador da mundança.

O filme constrói de maneira concisa seu drama de pós-guerra: os desejos, esperançs, sonhos e mágoas que circulam entre esses personagens capturados em um arranjo de corpos emoldurados, uma coreografia de olhares furtuivos e gestos súbitos de resistência e resigninação. Contudo, há também um elemento modernista: a narração da esposa, que reitera de forma poética o que está meramente visível, oculta acontecimentos que ela não presenciou e põe realidades tristes em palavras brutais.

Apenas recentemente  esta obra-prima do cinema chinês recebeu o reconhecimento mundial que merece, influenciando Amor à Flor da Pele (2001), de Wong Kar-Wai, e gerando uma refilmagem respeitosa em 2002. Primavera Numa Pequena Cidade está entre os melhores, mais ricos e comoventes melodramas do cinema.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila