Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

domingo, 12 de janeiro de 2014

BASTARDOS - 2013

Les Salauds, 2013
Legendado, Claire Denis


Formato: AVI
Áudio: inglês
Legendas: português
Duração: 83 min.
Tamanho: 700 MB
Servidor: 1Fichier (parte única)

LINK

SINOPSE
Marco Silvestri (Vincent Lindon) trabalha como capitão de um navio porta-contêineres. O marinheiro está em alto-mar quando é obrigado a voltar urgentemente para Paris. Ele recebe a notícia de que o marido de sua irmã Sandra (Chiara Mastroianni) cometeu suicídio. Suspeitando que o ato de seu cunhado foi motivado por alguma conspiração empresarial, Marco se aproxima da misteriosa Raphaelle, amante do poderoso empresário Edward Laporte. Porém, durante a investigação do caso, Marco descobre que sua irmã também escondeu alguns segredos. 

Fonte: Adorocinema
The Internet Movie Database: IMDB - NOTA IMDB: 6.3



ANÁLISE

Uma narrativa de destroços.
O cinema da diretora Claire Denis costuma ser permeado por uma grande afetividade da câmera com os personagens, seus corpos e desejos. Troca de olhares, breves toques, mãos que deslizam são os gestos que compõem os elementos de interesse no cinema da cineasta - ao menos, no que essa tem de mais singular. Nesse sentido, Bastardos (Les Salauds, 2013) é um filme que aparece como um passo fora da zona de conforto da diretora porque se constroi sem esses pontos de apoio de cumplicidade entre câmera e personagens. Como o título denúncia o centro da trama está nos canalhas, nos sujos, nos desgraçados.

Claire Denis

Vamos adentrando aos poucos dentro do universo de sordidez do filme. De começo temos um suicídio, uma viúva falida e desestabilizada (Sandra), a filha adolescente transtornada (Justine) e o irmão (Marco), que chega para socorrer a família. No outro núcleo familiar, temos a estranha união de Raphaëlle com Edouard - pouco convencional visto que esse visita raramente Raphaëlle e o filho do casal, Joseph. Sem pressa em desenrolar a trama, a diretora vai aos poucos revelando os nós que unem essas duas famílias: o suicídio que inicia a narrativa está intrinsecamente ligado a uma relação de dinheiro, sexo e poder que envolvia Edouard, Justine e seu pai. Mas, da mesma forma que  Marco, isso é algo que só conseguiremos deduzir aos poucos - visto que Sandra não tem a coragem de revelar tudo o que aconteceu ao seu irmão e Justine está completamente destruída. Sem saber ao certo as suas motivações e o seu plano de ação, Marco se aproxima de Raphaëlle, na tentativa de buscar alguma forma de vingança.

Mas explicar a narrativa cronologicamente não é algo que faça sentido para se pensar Os Bastardos. A questão que perpassa o filme é como contar a história de um desejo terrível e as suas consequências desastrosas dentro de uma família, algo sobre o qual os próprios personagens parecem não ter a capacidade de refletir. Como falar cobre algo que é impalpável? E, de certa forma, esse não é um tema que interessa a diretora apenas nesse filme. Em 35 Doses de Rum (35 Rhums), mais do que a ação que transcorre no enredo, o grande assunto do filme parece ser a relação de desejo/afeto quase incestuosa entre pai e filha: as ações, as decisões e o desenrolar da história vem todos da tentativa de resolução desse impasse dos personagens que desejam o indesejável e tentam contornar uma situação que ainda não existe (e poderia vir a nunca existir) antes que essa aconteça. É um filme motivado por algo que nunca de fato acontece e sobre os afetos criados em torno desse desejo.

Continue lendo em Cineplayers





































































Um comentário:

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila