Two-Lane Blacktop, 1971
Monte Hellman
Formato: AVI
Aúdio: Inglês
Legenda: Português
Duração: 102 min.
Tamanho: 700 MB
Servidor: Mega
LEGENDA
FILME
FILME
SINOPSE
Dois homens, conhecidos apenas como Piloto e Mecânico, dedicados exclusivamente ao seu Chevy 55, apostam com um estranho desconhecido uma corrida até Washington, outro lado do país. Durante a viagem a estrada e as experiências vão alterando os rumos dos competidores.
Fonte: Cineplayers
TRAILER
ANÁLISE
Corrida Sem Fim, de Monte Hellman.
Corrida Sem Fim, de Monte Hellman.
por Bruno Andrade
É já na primeira seqüência de Corrida
Sem Fim que somos
apresentados ao peculiar universo onde a trama irá se desenrolar: um universo
de motores envenenados e máquinas possantes, um universo que só pode se tornar
concreto com fumaça de canos de descarga e racing
cars, veículos diminuídos aos seus esqueletos para desempenharem o máximo
possível nas estradas. Sem dúvida um universo perigoso, que nas mãos de um
Dominic Sena ou de um George Miller poderia resultar numa obra de valores
duvidosos. Mas nas mãos de Monte Hellman, Corrida
Sem Fim se faz um dos mais
importantes e representativos títulos do cinema americano dos últimos 30 anos.
Logo
no início somos apresentados aos personagens do Piloto e do Mecânico (é desta
maneira que são creditados). Ambos dividem umChevrolet '55. Observamos a
preparação e a execução de uma corrida. Após a corrida, surgem os créditos.
Vemos apenas os faróis de um carro iluminando uma pista, seguindo em velocidade
acelerada ao som de alguma música que toca no rádio (qualquer semelhança com A Estrada Perdida não deve ser interpretada como mera
coincidência).
Acompanhamos
por um breve tempo o cotidiano dos dois rapazes. Eles raramente conversam, e
quando o fazem é para falar sobre o carro, sobre algum problema de alguma peça
ou para combinar os detalhes de uma corrida. A austeridade na mise en scène de Hellman é um traço muito forte: não
foi apenas o carro que eles desmontaram até chegar ao mínimo necessário para
desempenhar o máximo nas tais corridas, mas também suas vidas e seu
relacionamento.
Seguimos
pela estrada com o Piloto e o Mecânico. Param numa lanchonete de posto de
gasolina. Nesta parada é introduzida a Garota. Aparentemente sem destino, ela
resolve pegar carona com os rapazes. Uma quebra no universo, uma pessoa a mais
para seguir viagem.
Haverá
ainda mais uma quebra no universo do Piloto e do Mecânico: a entrada em cena de
G.T.O., um homem de meia-idade que cata "caroneiros" pelas rodovias
por onde anda e inventa histórias sobre seu passado (que, por sinal, se
confunde com a história do seu país). G.T.O., o Piloto e o Mecânico apostam uma
corrida até a cidade de Washington. E é a corrida, a batalha e o embate entre
todos estes personagens que Hellman irá dissecar durante o filme.
Em
termos de trama, Corrida Sem
Fim, como todos os filmes de Hellman, é mínimo. Como o relacionamento de
seus protagonistas e como o carro dirigido pelo Piloto, Hellman retira apenas o
necessário do roteiro escrito por Rudy Wurtlizer (também roteirista em Pat Garrett & Billy the Kid,
de Sam Peckinpah, e O Pequeno
Buda, de Bernardo Bertolucci). A grandiosidade se insere não por aquilo que
é filmado, mas como aquilo acaba sendo filmado, pois a câmera de Hellman não
julga, não sentencia e não define nada, jamais: sua câmera captura, registra e
observa a ação; sua câmera contempla e serve àquilo que está sendo filmado.
Para
entendermos o cinema de Hellman não devemos fazer como aqueles que costumam
comparar sua obra com a de Antonioni e outros cineastas europeus importantes
das décadas de 50/60 (embora possamos observar semelhanças fortes entre o
cinema de Hellman e o cinema de Antonioni), devemos partir sim é do cinema
clássico americano de Howard Hawks, John Ford e Anthony Mann, o triunvirato da
famosa "direção invisível". Pode ser argumentado que o cinema de
Hellman, ao contrário do cinema dos três "senhores", é um cinema sem
ação. Ora, trata-se de um grosseiro equívoco, pois o que tanto Hellman quanto
Hawks, Ford e Mann filmam é sim a ação, mas a ação inserida no espaço, com o
espaço servindo como catalisador. É desta maneira, pois, que avaliaremos Corrida Sem Fim, O Tiro Certo, A Vingança de um Pistoleiro e o restante da obra de Hellman.
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