Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

29 PALMS - 2003

29 Palms, 2003
Legendado, Bruno Dumont

Formato: AVI
Aúdio: Inglês e Francês
Legenda: Português
Duração: 113 minutos
Tamanho: 1,27 Gb
Servidor: Mega (Parte única)


SINOPSE

O fotógrafo David (David Wissak) e sua namorada Katia (Yekaterina Golubeva) partem de Los Angeles à procura de um cenário no deserto da Califórnia, onde ele vai realizar um ensaio. O casal chega a Twentynine Palms, um vilarejo remoto. Lá eles se hospedam em um motel e, a bordo de um jipe, passam os dias trabalhando. Com freqüência eles se perdem pelas trilhas do deserto, preenchendo seu tempo fazendo sexo apaixonadamente, entre brigas e reconciliações. Até que um acontecimento terrível interrompe a viagem.  
Fonte: AdoroCinema


ANÁLISE

por Luiz Carlos Oliveira Jr.

29 Palms, terceiro filme de Bruno Dumont, traz duas figuras das mais conhecidas do cinema contemporâneo: o deserto e a estrada. Não é, contudo, de um espaço cuja vastidão é inundada por um estado afetivo (The Brown Bunny, Gerry) que ele fala. O filme segue, antes, uma composição em abismo; sua paisagem é desligada, esvaziada, desmagnetizada. O deserto em 29 Palms é tanto um meio físico a ser pisado e sentido em sua concretude quanto o deserto abstrato do próprio cinema, um deserto onde cada porção de chão só pode se ligar à porção seguinte graças a um arcabouço imagético construído pelos filmes anteriores a ele. Lá se encontram repetições, clichês, monotonia... interrupção. De todos os ícones que perpassam 29 Palms, nada ressai além da indiferença. Mil representantes do imaginário cinematográfico se misturam e se perdem na poeira do deserto. Ouro e Maldição (Stroheim), A Aventura (Antonioni), Sem Destino (Denis Hopper), Encurralado (Spielberg), Mad Max (George Miller), Paris Texas (Wim Wenders), A Estrada Perdida (Lynch): todos esses filmes parecem liquidificados e transformados numa massa homogênea que se espalha pelas imagens de 29 Palms. Bruno Dumont não faz citações, pois parte da premissa de que os signos a que está se referindo já foram dinamitados por uma cultura radicalmente indiferente. O sol de Ouro e Maldição está aqui tão distanciado da sua origem que, ainda que alguns o possam ler como signo de jornada fracassada, já não faz alusão ao filme de que foi decalcado – remete tão-somente a si mesmo.

O título, que vem de uma cidade californiana que se gaba pela qualidade de vida oferecida, contrasta com a imponência dos títulos de seus filmes anteriores (A Vida de Jesus e A Humanidade). Mas Dumont não está abandonando suas releituras do cristianismo: o oeste americano, palco por excelência da construção de mitos cinematográficos, abriga em 29 Palms a odisséia pecaminosa de Katia (Golubeva) e David (Wissak), espécies de Adão e Eva contemporâneos. O filme já começa com eles expulsos do paraíso, após a perda da inocência, donde a representação infernal que é feita do deserto californiano: Katia e David comentam a aridez da paisagem, temem as queimaduras provocadas pelo sol, sentem o pé doer quando em contato com o chão acidentado e seco. Em 29 Palms, o cinema se vê incapaz de figurar o espaço para além de uma certa frieza de procedimento técnico. Não há afeição possível nas imagens áridas do filme. A perspectiva acentuada, a inscrição profunda dos pontos de fuga: o que isso destaca, no fundo, é um espaço desmembrado, inóspito. E o homem que nele transita é desmemoriado, desapegado, carece de conteúdo histórico. Praticamente tudo que Katia e David fazem para matar o tempo é dar vazão aos instintos e às necessidades fisiológicas. Somente os corpos têm direito à fala, as tentativas de comunicação verbal são quase sempre fracassadas – o que o filme expõe de maneira bastante rasa, com cenas em que os clichês de incomunicabilidade chegam a ser pré-Wenders, talvez até pré-Antonioni (o diálogo deles na sorveteria é um exemplo). As tomadas de vista apontam para o infinito, mas as trajetórias de David e Katia são sempre circulares, acabam no mesmo lugar de onde partiram (como os giros repetitivos que a câmera faz num suposto vídeo artístico a que eles assistem na tv do hotel).

Continie lendo no Contracampo


4 comentários:

  1. ... admirador do Convergência & usuário mais do que recompensado pela qualidade do blog, infelizmente, após várias tentativas, não consegui ter acesso ao "29 Alps":- apresenta erra constante em relação à primeira parte... podem, por favor me orientar/ajudar a respeito???...
    ... abraços & parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sadomaster,

      irei baixar todas as partes do arquivo para verificar se ocorre o mesmo problema. Caso ocorra, então, assim que possível postaremos novos links.
      Mas peço que observe se todas as partes foram baixadas corretamente/totalmente.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir

    2. Sadomaster,

      arquivo baixado e testado. Não ocorreu qualquer problema durante o download e na extração dos arquivos.
      Então peço que você baixe novamente os arquivos, verificando se foram baixados totalmente.

      Att.,
      Hilarius

      Excluir
    3. ... durante a madrugada, baixei sem problemas... sorry, talvez algum problema persistente de conexão que não consegui identificar...
      ... grato pela atenção & cortesia...
      ... abraços...

      Excluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila