Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A SEPARAÇÃO - 2011

Jodaeiye Nader az Simin, 2011
Asghar Farhadi
Formato: AVI
Aúdio: Iraniano
Legendas: Português
Duração: 117 minutos
Tamanho: 852 Mb
Servidor: Zippyshare
LINKS

SINOPSE
Quando a sua esposa sai de casa, Nader contrata uma jovem mulher para tomar conta do seu pai doente. O que ele não sabe é que a nova empregada não só está grávida, como trabalha também sem a permissão do marido. Pouco tempo depois, Nader vê-se envolvido numa teia de mentiras, manipulação e confrontos públicos.
Fonte: Cinema Sapo

IMDB

ANÁLISE

Os familiares perfis de Farhadi. 

por Davi Campos

A Separação (Jodaeiye Nader az Simin, 2011) é um filme sobre os problemas de uma família que têm como base o processo de divórcio do casal Nader e Simin e que ganham intensidade através de uma reação em cadeia, isto é, de fatos que reverberam e proporcionam outros acontecimentos. O panorama traçado por Asghar Farhadi – diretor de Procurando Elly (Darbareye Elly, 2009) – consubstancia os conflitos familiares com os preceitos morais e religiosos de seu país, o Irã, em um espectro narrativo, repleto de idas e voltas, atravessado por um vigor dramático que acaba sendo a principal entre suas características mais destacadas.

A primeira cena nos mostra Nader e Simin diante de um juiz – cuja fisionomia desconhecemos. Somos colocados dentro da visão do homem que pondera os motivos que a mulher tem para querer separar-se do marido. Ela diz que viver no exterior será melhor para sua filha – Termeh (Sarina Farhadi) –, mas o esposo não quer deixar o Irã por causa de seu pai, um senhor que sofre de Alzheimer. Termeh, por sua vez, insiste em ficar ao lado do pai na esperança de que ele e a mãe se reconciliem. Nader, que aparenta ser um homem centrado, aceita as decisões de sua esposa e não tenta impedi-la de ir embora; todavia, com isso passa a assumir todas as obrigações da casa – entre elas, cuidar de um pai senil e de uma filha pré-adolescente.

Sermos, nessa cena inicial, colocados diante dos protagonistas para assim assumirmos junto à câmera de Farhadi o papel de testemunhas do caso da família de Termeh é o primeiro passo em direção a um universo inteiramente permeado de conflitos. Durante os créditos iniciais, antes mesmo de assistirmos à discussão entre Nader e Simin, surgem na tela documentos de identidade sendo reconhecidos pelo laser de uma máquina fotocopiadora. Então, os diálogos travados entre o juiz e o casal, como fossem uma extensão daquelas imagens, servem para nos ajudar a identificarmos, ainda que não por completo (obviamente), quem são os protagonistas; é como se – tal qual o laser – passássemos rapidamente a vista sobre aqueles dois perfis que se colocam na nossa frente apenas para apreendermos um esboço do que veríamos adiante. 

Com Simin fora de casa, Nader, não podendo deixar seu emprego, contrata uma mulher – Razieh (Sareh Bayat) – para cuidar de seu pai. Em uma atitude à primeira vista irresponsável, ela deixa o velho sozinho amarrado à cama e com isso indigna Nader, que, em um acesso de raiva, coloca-a para fora com truculência. Razieh, que estava grávida, acaba sofrendo um aborto e entrando com uma acusação de homicídio contra o ex-empregador. Eis uma consequência da separação, uma razão para imediatamente colocarmos parte da responsabilidade em Simin, pois tudo isso começou por causa de seu pedido de divórcio.

Continue lendo no Cineplayers



Um comentário:

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila