Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

OS BONS COMPANHEIROS - 1990

The Goodfellas, 1990, Martin Scorsese

Classificação: Excelente
Formato: AVI
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 146 minutos
Tamanho: 700 MB
Servidor: Mega (3 Partes)
Links:

Parte 1
Parte 2
Parte 3

Sinopse: Através dos olhos de Henry Hill (Ray Liotta), norte americano meio italiano, meio irlandês, e como ele se desenvolveu dentro da Máfia desde que foi criança. Um retrato extremamente violento da organização. Baseada em fatos reais. Oscar de melhor ator coadjuvante (Joe Pesci).
Fonte: Cineplayers
The Internet Movies Database - IMDB: Nota - 8.8


Análise:
Um detalhe interessante a respeito da recepção ao trabalho de Martin Scorsese é que, via de regra, os filmes que ele dirigiu não fizeram muito sucesso de crítica quando foram lançados. As exceções a essa regra seriam “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, duas obras-primas inquestionáveis, que ainda não chegaram a ser unanimidades positivas quando chegaram aos cinemas. Já “Os Bons Companheiros” (Goodfellas, EUA, 1990) não fez muito sucesso nos meses que se seguiram após o lançamento comercial. Foi preciso uma reavaliação crítica, algum tempo depois, para que o longa-metragem pudesse ser considerado um dos grandes trabalhos de Scorsese. E essa afirmação atualmente parece inquestionável.
Algumas pessoas gostam de comparar “Os Bons Companheiros” à legendária trilogia de Coppola sobre a máfia. A comparação não é apropriada, embora ambos os trabalhos registrem a saga de um mafioso. Enquanto Coppola trabalha com um registro nostálgico, operístico e bastante estilizado, Scorsese é muito mais dinâmico e realista. Além disso, o ponto de vista sobre a máfia é muito diferente. Coppola providencia uma janela para o espectador espiar o funcionamento da camada mais alta na hierarquia mafiosa. Scorsese joga o foco do seu filme em um mafioso comum, que ocupa uma posição intermediária na mesma hierarquia. As duas obras são complementares.
Em termos de estilo, não há dúvida de que “Os Bons Companheiros” deixou uma marca profunda no cinema ocidental do fim do século XX. Isso parece especialmente adequado no que se refere à montagem. Basta observar os primeiros 10 ou 15 minutos de projeção para identificar, no filme, a origem do modo de narração adotado, por exemplo, pelo orgulho nacional que foi “Cidade de Deus”. É impossível imaginar o filme de Fernando Meirelles sem a existência do épico mundano de Scorsese.
A narrativa em off que mostra o narrador conversando em tom coloquial com o espectador, por exemplo, tem origem em Scorsese, bem como um truque de edição utilizado à exaustão em filmes posteriores: o congelamento de uma cena na metade, enquanto o narrador continua a falar sobre o personagem que aparece na imagem estática. “Cidade de Deus” usa e abusa do recurso, e esse é apenas um exemplo facilmente reconhecível aos brasileiros. Em Hollywood esse recurso acabou virando sinônimo de filme “alternativo”, “bacana” ou “da hora”, qualquer que seja a expressão que indique “moderno”.
A abertura de “Os Bons Companheiros” é fascinante. A frase que abre o longa-metragem fisga a platéia instantaneamente, e se tornou antológica: “Até onde consigo me lembrar, sempre quis ser um gângster”, afirma Henry Hill (Ray Liotta). Antes, uma curta e violenta seqüência já deixou a platéia em estado de alerta. A partir daí, o filme volta a 1955, quando Henry era criança, e podia ver a movimentação dos mafiosos de Little Italy, em Nova York, pela janela do quarto. O longa acompanha a trajetória de Henry dentro da máfia até 1988.

“Os Bons Companheiros” não conta uma história comum, mas uma saga completa, com a ascensão e a queda de um criminoso para quem o crime é algo tão natural como respirar ou comer – um estilo de vida, algo que está acima de questionamentos morais. Ray Liotta mata a pau no papel principal (observe as cenas da época em que Henry está viciado em cocaína, com o nariz vermelho e o suor frio banhando a testa), mas tem a seu lado um elenco de sonho, que inclui Robert De Niro e Joe Pesci (premiado com o Oscar) como dois amigos de infância que compartilham com ele posições intermediárias na hierarquia criminosa do grupo.
Scorsese dá um jeito de informar o espectador sobre a passagem do tempo usando a trilha sonora (outra lição devidamente aprendida por Fernando Meirelles). Além disso, proporciona algumas seqüências antológicas, como a apresentação dos gângsters que integram a quadrilha (com uma câmera subjetiva caminhando por entre as mesas de um restaurante e sendo saudada pelos mafiosos, um a um) e a entrada de Henry com a namorada Karen (Lorraine Bracco, excelente) pela porta dos fundos de um restaurante. A câmera percorre os corredores intrincados do local, mostrando diversos ambientes, sem cortes, até que os dois cheguem ao salão principal. Impressionante, como todo o filme.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila