Sergei Bodrov tem demonstrado ser um autor de interesses bem definidos no que diz respeito ao campo temático que deseja trabalhar em seus filmes. Desde a infância um apaixonado declarado pela história e por seus mitos, o cineasta russo viu na rica quantidade de histórias destes pequenos países da Ásia em séculos passados uma forma de construir para si uma identidade de imediata assimilação.
O Guerreiro Genghis Khan, filme que deu ao seu país de origem sua primeira indicação ao Oscar de filme estrangeiro, é a segunda destas incursões investigativas de Bodrov pelo campo histórico oriental na década. O objeto de estudo neste caso é a formação de caráter do conquistador e imperador mongol Genghis Khan, tido por especialistas como uma das figuras de maior importância do período das grandes conquistas e um dos principais ícones de seu país, reverenciado até hoje e considerado não apenas um herói, mas o pai daquela nação. Por ser a história de um herói nacional, fatos concretos misturam-se a contos lendários de Genghis Khan.
O argumento, construído a partir de uma longa pesquisa realizada pelo diretor (que desde os anos 90 mantinha este como um de seus projetos de vida) em parceria com o roteirista Arif Aliyev, foi baseado no pouco que existe sobre a vida de Khan antes de se tornar o grande herói, sendo a maior parte deste material produzida com registros posteriores à época, já que até hoje poucas evidências do período foram encontradas.
O filme do diretor russo é um ótimo espetáculo. Ele conta a história de como o garoto Temudjin, filho perseguido de um líder tribal assassinado, torna-se Genghis Khan, o unificador dos mongóis.
Não faltam batalhas e paisagens grandiosas, mas a principal virtude do filme é o tratamento dado à figura humana de Temudjin. É sempre tentador num épico como este achatar o indivíduo sob fatos e eventos, mas o foco aqui foi outro. A espinha dorsal da narrativa é a relação de Temudjin com Börte, esposa que escolheu (ou por quem foi escolhido) aos 9 anos, à revelia da vontade paterna. O desejo irrepreensível de cumprir seu compromisso com Börte, encontrando-a, resgatando-a e aceitando-a incontáveis vezes não se resume a um simples mandamento romântico. Através dessa mulher especial, Temudjin consegue manter sua própria identidade no caos de adversidades que é sua existência.
O menino Temudjin torna-se homem diante de nossos olhos e ao final da projeção temos a convicção de que aquele personagem realmente era capaz de aglutinar em volta de si um povo até então dividido na anarquia de infindáveis brigas tribais. O filme até pode não ser rigorosamente acurado em termos históricos, mas é verossímil em termos humanos e isso já é mérito suficiente.
Há várias batalhas muito bem dirigidas e com movimentos plásticos, em que podemos ter um pouco de noção de estratégias militares. Algumas locações eram tão remotas e isoladas que foram construídas estradas para que os profissionais e o equipamento de filmagem pudessem ter acesso.
O diretor Sergei Bodrov e o cenografista Dashi Namdakov visitaram o chefe xamã mongol, na cidade de Ulan Bator, Mongólia, para pedir permissão para fazer o filme sobre a vida de Genghis Khan. O curandeiro disse-lhes que, de todas as pessoas que têm conversado sobre fazer um filme desses, eles foram os únicos a pedir sua permissão.
Título Original: Mongol
Título em inglês: Mongol: The Rise of Genghis Khan
Direção: Sergei Bodrov
Produção: Sergei Selyanov, Sergei Bodrov e Anton Melnik
Roteiro: Sergei Bodrov, Arif Aliyev
Gênero: Biografia/ Drama/ Romance/ Guerra
Origem: Cazaquistão/ Rússia/ Mongólia/ Alemanha
Ano: 2007
Lançamento no Brasil: 2009
Música: Tuomas Kantelinen
Fotografia: Sergey Trofimov, Rogier Stoffers
http://www.imdb.com/title/tt0416044/ - 7.4/10
Sinopse:
Reconstituição dos primeiros anos de vida de Genghis Khan, que ainda muito cedo foi escravo antes de se tornar um dos maiores conquistadores de todos os tempos, construindo o maior império (em extensão) da história em 15 anos, sem perder uma única batalha! Ele chegou a dominar metade do mundo conhecido até então, incluindo a Rússia no ano de 1206
Elenco:
Tadanobu Asano - Temudjin
Honglei Sun - Jamukha
Khulan Chuluun - Börte
Aliya – Oelun, Mãe de Temudjin
Ba Sem – Esugei, Pai de Temudjin
Amadu Mamadakov - Targutai
Ying Bai - Mercador com anel dourado
He Qi - Dai-Sechen
Ben Hon Sun - Monge
Ji Ri Mu Tu - Boorchu
You Er - Sorgan-Shira
Ba Tu - Altan
Deng Ba Te Er - Daritai
Bao Di - Todoen
Su Ya La Su Rong - Girkhai
Sai Xing Ga - Chiledu
Tegen Ao - Charkhu
Zhang Jiong – Chefe Tangut Garrison
Odnyam Odsuren – Temudjin criança
Bayertsetseg Erdenebat - Borte criança
Amarbold Tuvshinbayar - Jamukha criança
Ba Ti - Juchi
Li Jia Qi - Mungun
Bu Ren - Taichar
Informações do Arquivo:
Formato: rmvb
Qualidade: DVDRip
Áudio: Mongol/ Mandarin
Legendas: Português/BR
Duração: 126 min
Cor
Tamanho: 525 MB em 3 partes
DOWNLOAD:
http://www.megaupload.com/?d=TI27HHEJ
http://www.megaupload.com/?d=WIY44DVM
http://www.megaupload.com/?d=ISVDS9YD
SENHA PARA DESCOMPACTAR: acullen