Do lok tin si, 1995
Legendado, Wong Kar-wai
Formato: avi
Áudio: Min Nan, inglês, mandarim, cantonês, japonês
Legendas: português
Duração: 1h 39 min.
Tamanho: 691 MB
Servidor: Uptobox (parte única)
LINK
SINOPSE
"A estrada não é longa. Sei que logo
descerei da moto. Mas estou sentindo tanto calor agora...", narra
uma das personagens principais ao fim de Anjos Caídos, quinto
filme de longa-metragem de Wong Kar-wai. Essa fala, contudo, pode ser
a chave para a compreensão de toda a sua obra, baseada no instante,
no elemento fugaz do tempo, da impossibilidade de permanência de
qualquer coisa. Não por acaso, os fins são sempre recorrentes
em seus filmes: os fins de relacionamento, as mortes, as viagens... tudo
que denota movimento. E uma tal visão de mundo pede obrigatoriamente
essa estética apressada, artificial, da beleza superficial, que
já foi tantas vezes interpretada como esteticismo vazio por vários
críticos. O cinema de Wong repousa, ao contrário, numa lógica
da incompletude (o que é muito diferente de vazio), numa forte
tentativa de agarrar o mundo com os pés, ou de tentar prender um
pouco d'água com as mãos. Tudo sempre no fim escapa.
A imagem mais recorrente do filme também explica
muito da arte de seu diretor. É uma imagem de exterior, feita a
poucos metros da casa de um dos personagens. Do lado esquerdo da tela,
vemos a janela de um quarto (um quarto onde não se realiza um amor
desejado); do lado direito, a vista da janela, que dá para um trem
bala que, do alto, atravessa a cidade, a toda velocidade. Os personagens
de Wong são como esse trem-bala; só que a cidade eles têm
que cruzar por baixo, e é isso que causa todos os problemas. Eles
não têm começo nem fim, estão sempre em pleno
momento, obrigados a viverem nele, desgarrados obrigatoriamente de qualquer
raiz ou fim a alcançar. É o sentimento de toda uma geração
da qual Wong Kar-wai é o único representante no atual cenário
do cinema contemporâneo.
Anjos Caídos se estrutura a partir da vida
de quatro personagens, que compartilham suas emoções com
os espectadores através de uma voz off que isenta Wong de
realizar imagens naturalistas. Sim, não estamos no terreno do verossímil
– não, pelo menos, no verossímil comum dos filmes de
ficção. O diretor se dá uma liberdade (ajudado pela
hábil mão de Christopher Doyle, diretor de fotografia) que
poucos cineastas podem se dar; usa filtros estranhos, películas
de outra sensibilidade, fast-forwards, câmara lenta, luz
estourada, vídeo, etc. A fugacidade dos personagens é acompanhada
pela fugacidade das imagens. O filme se abre com a apresentação
do personagem de Leon Lau, um matador de aluguel que gosta de ter essa
profissão porque ele não precisa fazer decisão alguma.
Ele tem uma espécie de secretária/administradora (interpretada
pela ex-miss Michelle Reis) que, apesar de trabalhar com ele por exatos
155 dias, só o viu uma vez ou duas. Num outro canto da cidade de
Hong Kong, Ho, um jovem desempregado (Takeshi Kaneshiro), que ficara mudo
ao comer um abacaxi enlatado que havia passado da validade, arromba a
porta de lojas à noite para dar uma de vendedor. Ele acaba encontrando
(e se apaixonando) em uma de suas perambulações uma mulher
que vive ao telefone xingando uma tal loura que teria lhe roubado o namorado.
E é uma loura – coincidência? –, histérica
e espevitada, que acaba conhecendo e tendo um caso com o personagem do
matador. São essas quatro figuras os anjos caídos que nos
revelam as suas intimidades através dessas vozes off que
estruturam a narrativa do filme.
Fonte: Contracampo
Trailer
Screenshots
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.
Att.,
Convergência Cinéfila